PASSEIOS HAMLETIANOS NA CONTEMPORANEIDADE: NARRATIVA METAFICCIONAL

  • Cícera Antoniele Cajazeiras da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO

Resumo

A metaficção – fenômeno literário no qual a narrativa chama atenção para si mesma, ressaltando seu status de artifício – reflete as palavras de Julio Cortázar no ensaio Do sentimento de não estar de todo ao designar como “passeiozinhos hamletianos” (paseítos hamletianos) as reflexões que suas narrativas propõem acerca da linguagem literária e as experimentações textuais por meio das quais o autor põe em xeque o discurso literário, expondo suas vulnerabilidades através da inserção do discurso crítico em meio ao texto. O presente trabalho pretende – a partir do conto As babas do diabo, publicado na coletânea As armas secretas, do referido autor argentino – propor uma leitura analítica da dinâmica de construção metaficcional na narrativa. Levando em consideração as colocações teóricas de Linda Hutcheon, Patricia Waugh, Robert Stam, Mark Currie, Gustavo Bernardo Krause, entre outros, busca-se ainda evidenciar o reconhecimento e a compreensão dos procedimentos metaficcionais como fundamentais ao processo de atribuição de sentido às referidas manifestações textuais.

Biografia do Autor

Cícera Antoniele Cajazeiras da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO
Professora de Teoria da Literatura no Departamento de Linguagens e Ciências Humanas da UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO.

Referências

ARRIGUCCI JUNIOR, D. O escorpião encalacrado: a poética da destruição em Julio Cortázar. São Paulo: Companhia das Letras

CORTÁZAR, J. As armas secretas. Trad.: Eric Nepomuceno. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2010.

COUTINHO, E. F.. Julio Cortázar e a busca incessante da linguagem. In: COUTINHO, Eduardo F. (Org.). A unidade diversa: Ensaios sobre a nova literatura hispano-americana. Rio de Janeiro: Anima, 1985. p. 17-46.

CURRIE, M. Metafiction. London and New York: Longman, 1995.

HUTCHEON, L. Narcissistic Nnarrative: The metaficional paradox. London And New York: Routledge, 1991.

WAUGH, P. Metafiction: The theory and practice of self-conscious fiction. London New York: Routledge, 2003.

Publicado
2018-07-31