ESCALA DE PROFICIÊNCIA DA PROVA BRASIL: O QUE INFORMA AOS PROFESSORES?

  • Fátima Soares da Silva Secretaria de Educação de Pernambuco; Recife, Pernambuco, Brasil
  • Telma Ferraz Leal Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

O presente artigo apresenta reflexões sobre a escala de proficiência da Prova Brasil (INEP/MEC), realizadas com base em análise de conteúdo, em que foram estabelecidas relações entre a Matriz da Prova Brasil e a descrição dos níveis da escala de proficiência. Os dados evidenciaram articulação entre a Matriz e as habilidades descritas na escala, mas foram encontradas inconsistências e imprecisões, tais como repetições e descrições amplas e vagas. Há também problemas na descrição da progressão entre os níveis de proficiência.

Biografia do Autor

Fátima Soares da Silva, Secretaria de Educação de Pernambuco; Recife, Pernambuco, Brasil
Doutora em Educação pela UFPE
Telma Ferraz Leal, Universidade Federal de Pernambuco
Doutora em Psicologia pela UFPE, com Pós-Doutorado em Educação, pela UBA, Argentina. Professora do Centro de Educação e Pòs=Graduação em Educação da UFPE.

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Publicado
2018-12-31