JORNALISMO, POLÍTICA E IDEOLOGIA: A VALORAÇÃO EM ARTIGOS DE OPINIÃO DA REVISTA VEJA

  • Manassés Morais Xavier Universidade Federal de Campina Grande
  • Maria de Fátima Almeida Universidade Federal da Paraíba
  • Symone Nayara Calixto Bezerra Universidade Estadual da Paraíba

Resumo

Filiado ao Círculo de Bakhtin, o presente trabalho contempla um estudo dialógico do gênero discursivo artigo de opinião e seus objetivos são: a) situar, a partir da Análise Dialógica do Discurso, a noção de tom valorativo e b) analisar enunciados dos dois artigos de opinião do referido produto midiático. Para tanto, selecionamos um corpus de dois artigos publicados pela Revista Veja que exploraram o tema política. Sobre os resultados, destacamos que os textos analisados são construídos por valorações que, por se situarem historicamente e por, concretamente, convocarem sentidos, possibilitam a compreensão dialógica dos posicionamentos ideológicos do veículo de comunicação impressa aqui apresentado.

Palavras-chave: Gêneros do discurso. Valoração. Artigo de opinião. Revista Veja.

Biografia do Autor

Manassés Morais Xavier, Universidade Federal de Campina Grande
Doutor em Linguística pela Univerisade Federal da Paraíba. Professor de Língua Portuguesa e Linguística da Universidade Federal de Campina Grande.
Maria de Fátima Almeida, Universidade Federal da Paraíba
Doutora em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora de Linguística.
Symone Nayara Calixto Bezerra, Universidade Estadual da Paraíba
Doutora em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba. Professora de Linguística na Universidade Estadual da Paraíba.

Referências

BACCEGA, M. A. Do mundo editado à construção do mundo. In: Revista Comunicação & Educação: Leitura crítica da comunicação. Revista da Escola de Comunicação e Arte da Universidade de São Paulo. v. 1, set.1994, p. 07-14.

BAKHTIN, M. Teoria do romance I: a estilística. Tradução, posfácio, notas e glossário de Paulo Bezerra. São Paulo: 34, 2015.

______. Estética da criação verbal. Tradução do russo de Paulo Bezerra. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010a.

______. Para uma filosofia do ato responsável. Tradução de Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco. 2. ed. São Carlos – SP: Pedro & João, 2010b.

______; VOLOCHÍNOV, V. N. Marxismo e Filosofia da Linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira e colaboração de Lúcia Teixeira Wisnik e Carlos Henrique D. Chagas Cruz 13. ed. São Paulo: HUCITEC, 2009.

BORGES, J. Webjornalismo: política e jornalismo em tempo real. Rio de Janeiro: Apicuri, 2009.

CUNHA, D. A. C. O funcionamento dialógico em notícias e artigos de opinião. In.: DIONÍSIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (Orgs.). Gêneros textuais & Ensino. 4. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005, p. 166-179.

FIORIN, J. L. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática, 2008.

GOMES, P. G. Artigo. In.: MELO, J. M. (Org.). Gêneros jornalísticos na Folha de S. Paulo. São Paulo: FTD, 1992, p. 15-46.

MOTTA, L. G. Narratologia: análise da narrativa jornalística. Brasília: Casa das Musas, 2004.

SOBRAL, A. Do dialogismo ao gênero: as bases do pensamento do círculo de Bakhtin. Campinas - SP: Mercado de Letras, 2009.

Publicado
2018-12-31