DA CONSCIÊNCIA À PRÁTICA: HÁBITOS DE LEITURA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO IFRS – CAMPUS FARROUPILHA

  • Cecil Jeanine Albert Zinani Universidade de Caxias do Sul
  • Cinara Fontana Triches Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - campus Farroupilha

Resumo

Este artigo tem como intuito analisar os hábitos de leitura dos alunos do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do IFRS – campus Farroupilha, a partir de dados obtidos em uma pesquisa realizada em 2014. Por meio de um recorte nos resultados obtidos, objetiva-se verificar a relação com a leitura, as influências, além de gostos e hábitos dos adolescentes. Como um dos resultados expressivos, fica evidente a influência do incentivo dos pais sobre o posicionamento quanto à prática da leitura. Ademais, há o reconhecimento da influência das redes sociais nos hábitos de leitura. A partir dos resultados, é possível reforçar a importância de que o docente conheça o perfil do aluno, para que possa atuar como mediador de leitura.

Biografia do Autor

Cecil Jeanine Albert Zinani, Universidade de Caxias do Sul
Doutora em Letras (UFRGS); Estágio de Pós-Doutoramento em Memória e História (PUCRS). Professora  e Pesquisadora no Curso de Letras e nos Programas de Pós-Graduação PPGLET da Universidade de Caxias do Sul e PDLET  Associação Ampla UCS-UNIRITTER.
Cinara Fontana Triches, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - campus Farroupilha
Mestre em Letras e Cultura Regional pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Doutoranda em Letras no Programa de Pós-Graduação em Letras da UCS. Docente da área de Letras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, campus Farroupilha

Referências

ARAÚJO, Felipe. “Facebook.com: o (multi)letramento das gerações pós-modernas nas habilidades de leitura e escrita”. Revista Eletrônica de Letras (Online), v.7, p. 1-42, janeiro-dezembro, 2014.

ARAUJO, Mayara Regina Pereira Dau. “Leitores de Best-sellers: o que determina suas escolhas?” In: III Colóquio internacional de estudos linguísticos e literários. Maringá, 2014. Anais Eletrônicos. Programa de Pós-graduação em Letras. Disponível em http://cielli2014.com.br/media/doc/a2575b99167aac260eec5b39b19d2319.pdf. Acesso em: 10 ago. 2015.

BRASIL, SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa: Ensino Médio. Brasília: SEF, 1998.

CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. 2ed. São Paulo: UNESP/ Imprensa Oficial do Estado, 1999.

ECO, Umberto. Interpretação e superinterpretação. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

______. “Sobre algumas funções da literatura”. In: _____. Sobre a literatura. 2.ed. Rio de Janeiro: Record, 2003.

MARTÍN-BARBERO, Jesús y MUÑOZ Sonia (orgs). Televisión y Melodrama. Bogotá: Tecer Mundo Editores. 1992.

MORO, Eliane L. da Silva; SOUTO, Gabriela Pinheiro; ESTABEL, Lizandra Brasil. A influência da internet nos hábitos de leitura do adolescentes. s.d.,13f.

Retratos da leitura no Brasil. 3. ed. Instituto Pró-Livro. 2014. Disponível em <http://prolivro.org.br/home/images/relatorios_boletins/3_ed_pesquisa_retratos_leitura_IPL.pdf>. Acesso em 30 jul. 2015.

SILVA, Ezequiel Theodoro. Criticidade e leitura: ensaios. São Paulo: Global, 2009.

SILVA, Solimar Patriota. O Facebook na formação continuada de mediadores de leitura. Rio de Janeiro, 2012. 10f.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6.ed. São Paulo: Artmed, 1998.

ZILBERMAN, Regina. A leitura no Brasil: sua história e suas instituições. Disponível em <http://www.unicamp.br/iel/memoria/projetos/ensaios/ensaio32.html>. Acesso em 30 jul. 2015.

Publicado
2018-07-31