RESSIGNIFICANDO SENTIDOS DE LEITURA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DAS DIFERENTES ÁREAS DO ENSINO MÉDIO.

  • Marlene Ribeiro da Silva Graciano Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo criar contextos crítico-colaborativos para discutir os sentidos e significados atribuídos, por um grupo de professores de diferentes áreas, à leitura. Fundamentou-se na Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural. O estudo está inserido no campo da Linguística Aplicada, tendo como metodologia a Pesquisa Crítica de Colaboração (PCCol). Os procedimentos utilizados para a coleta e produção de dados foram entrevistas semiestruturadas iniciais, videogravações de aulas e sessões reflexivas coletivas. Os dados produzidos foram analisados em seus aspectos enunciativos, discursivos e linguísticos. Os resultados revelaram que as relações constituídas entre os participantes possibilitaram a ressignificação dos professores quanto às práticas de leitura e aos papéis de aluno e de professor, bem como a transformação nos seus modos de agir.

Biografia do Autor

Marlene Ribeiro da Silva Graciano, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Marlene Ribeiro da Silva Graciano

Possui graduação em Pedagogia (1984) e Letras (1987) pelo Instituto Superior de Ensino e Pesquisa de Ituiutaba, Mestrado em Educação - Formação de Professores, pela Universidade de Uberaba (2004), Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015). Atualmente é professora efetiva do Ensino Básico Técnico e Superior (Licenciatura em Química) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) - Campus Itumbiara no Departamento de Áreas Acadêmicas. É coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Processos Educacionais - NUPEPE.  Atua na área de educação, formação de professores para o ensino de ciências do IFG; desenvolvendo pesquisas sobre formação de professores, leitura nas diferentes áreas, multimodalidade, análise e produção de materiais didáticos digitais para o ensino de ciências, relações étnico-raciais. Desenvolveu atividade de elaboração de material didático para a rede E-TEC IFG como professor pesquisador de 2013 a 2015.

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Publicado
2018-07-31