IMAGENS, CORES E MÚSICA: O HAICAI DE ALICE RUIZ NA SALA DE AULA

  • Marivaldo Omena Batista
  • José Helder Pinheiro Alves

Resumo

O presente artigo apresenta uma experiência de leitura com os haicais de Alice Ruiz em uma turma do 1º ano do ensino médio. A experiência foi realizada em uma escola da rede pública da cidade de Maceió–AL, com a colaboração de 27 alunos, sendo que 19 estudantes tiveram uma participação mais ativa. Para a incursão da poesia no âmbito escolar, procuramos elaborar um fazer pedagógico calcado em algumas premissas do Método Recepcional, de Aguiar e Bordini (1993). No que concerne aos estudos em torno do haicai de Alice Ruiz, apresentamos uma perspectiva crítica e analítica. Para isto, estudamos, em um primeiro momento, a fortuna crítica da poetisa através do olhar de Murgel (2010), Marques (2012), Cruz e Tinoco (2012). Em um segundo momento, analisamos alguns poemas sob o ponto de vista da estilística de Cohen (1974) e de Staiger (1975), chamando a atenção para alguns aspectos formais da obra e o sentido que assumem. Em seguida, abordamos as estratégias de leitura literária através das reflexões teóricas inspiradas em alguns preceitos da Estética da Recepção, de Jauss (1994). Por fim, discutimos a recepção e a experiência de leitura em sala de aula. Desse modo, os resultados obtidos em nossa pesquisa mostram estudantes mais interessados na leitura de poesia em sala de aula, participativos e perceptivos no que se refere às questões estéticas e temáticas de alguns poemas da Alice Ruiz.

Palavras-chave: Haicai. Alice Ruiz. Recepção. Experiência de leitura.

Biografia do Autor

Marivaldo Omena Batista
Mestre em Linguagem e Ensino na linha de pesquisa Literatura e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande.
José Helder Pinheiro Alves
Professor de Literatura brasileira na UFCG

Referências

AGUIAR, Vera Texeira de; BORDINI, Maria da Glória. Literatura: a formação do leitor – alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.

ANDRADE, Carlos; GEBARA Ana Elvira Luciano; GUARANHA, Manuel Francisco; CARDOSO, Diogo Souza. Haicai, Poetrix e Microconto: discurso literário em nanopoéticas. São Paulo: Terra Editora, 2012.

COHEN, Jean. Estrutura da linguagem poética. Tradução: Álvoro Loerencini e Anne Arnichand. São Paulo, Cultrix, 1974.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: Vários escritos. 3 ed. São Paulo: Duas cidades, 1995.

CRUZ, Marília de Alexandria; TINOCO, Robson Coelho. O feminino sob(re) uma sociedade masculina: traços poéticos de Alice Ruiz. Grafhos. João Pessoa, vol. 14, n° 2, 2012 | UFPB/PPGL | ISSN 1516-1536. p. 164-172.

JAUSS, Hans Robert. A história da literatura como provocação à teoria literária. Tradução: Sérgio Tellaroli. São Paulo: Ática, 1994.

_________. O prazer estético e as experiências fundamentais da poiesis, aisthesis e kathersis. In: LIMA, Luiz Costa. (Sel. Coord. Trad.) A literatura e o leitor: textos de Estética da Recepção. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979, p.63-80.

MARQUES, Helena Maria Medina. A lírica de Alice Ruiz S.: Imagens poéticas, Mito e Sociedade: 2012. 187 f. Dissertação do Mestrado em Letras – Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Cascavel. 2012.

MOREIRA, Herivelto; CALEFFE, Luiz Gonzaga. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

MURGEL, Ana Carolina Arruda de Toledo. “Navalhanaliga”: a poética feminista de Alice Ruiz. Tese (Doutorado em História). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas, 2010.

_________ Encantando versos: a produção musical de Alice Ruiz. Texto integrante dos Anais do XVII Encontro Regional de História – O lugar da História. ANPUH/SPUNICAMP. Campinas, 6 a 10 de setembro de 2004. Cd-rom.

NUNES, Marco Antônio Oliveira; SILVA, Lúcia Helena Oliveira. Reflexão em torno do movimento Hip Hop. Revista afro atitudeanas, v. 2, n. 1, 2007.

PINHEIRO, Hélder. Poesia na sala de aula. 3. ed. ampliada. Campina Grande: Bagagem, 2007.

ROUXEL, A.. Aspectos metodológicos do Ensino de Literatura. In: DALVI, M. A. REZENDE, N. L. de, JOVER-FALEIROS, R. (org.). Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013.

RUIZ S., Alice. Conversa de passarinhos. São Paulo: Iluminuras, 2008.

_________. Dois em um. São Paulo: Iluminuras, 2008.

_________. Jardim de Haijin; ilustrações Fê. São Paulo: iluminuras, 2010.

_________. Outro silêncio. São Paulo: iluminuras, 2015.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Tradução: Cláudia Schilling – 6. edição. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

STAIGER, Emil. Conceitos fundamentais da poética. Tradução: Celeste A. Galeão, Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1975.

Publicado
2018-11-30