BIBLIOTECA E LEITURA EM RETRATOS: PERCEPÇÕES SOBRE O ENSINO TÉCNICO

  • Joseane Amaral Universidade de Passo Fundo IFSul campus Passo Fundo

Resumo

A pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil” é obra de referência no mapeamento da realidade leitora no país. A partir desse documento, nosso trabalho problematiza a visão acerca da leitura e o lugar da biblioteca em cursos técnicos profissionalizantes. Para tanto, relacionamos os estudos especializados de Butlen (2012a, 2012b) aos dados da quarta edição da pesquisa RLB (2016), além de observarmos percepções de um bibliotecário sobre o espaço da biblioteca em uma instituição pública de ensino. Entre os resultados, constatamos uma lacuna nos dados da RLB, o que se reflete na aparente dificuldade de promover a leitura no ensino profissionalizante, uma vez que o domínio da técnica é supervalorizado, em detrimento da leitura como agente de (trans)formação dos sujeitos.

Biografia do Autor

Joseane Amaral, Universidade de Passo Fundo IFSul campus Passo Fundo
Doutoranda em Letras com bolsa CAPES - PPGL/UPF (2014/2 - em andamento); Mestre em Letras - Estudos Linguísticos (Universidade Federal de Santa Maria, 2012); Especialista em Linguística, Ensino de Línguas e Literatura (Unicruz, 2009); Graduada em Letras - Português/Inglês (Unicruz, 2007) e Técnica em Sistemas de Informação (ETAJ, 2003). Atua na linha de pesquisa Leitura e Formação do Leitor, sob orientação do professor Dr. Miguel Rettenmaier. Em sua tese de doutoramento estuda a gamificação aliada às práticas leitoras. É docente em regime de Dedicação Exclusiva no Instituto Federal Sul-rio-grandense, campus Passo Fundo.

Referências

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Publicado
2018-11-30