LEITURA DE TEXTO LITERÁRIO SOB A ÓTICA DA PLURIDISCURSIVIDADE BAKHTINIANA: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO EM TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA

  • Michaella Araújo Farias Universidade Federal da Paraíba
  • Oriana Nadai Fulaneti Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Pretendemos neste trabalho trazer reflexões sobre a prática de ensino de leitura de textos literários a partir das diretrizes dos documentos oficiais acerca das capacidades de reconhecimento e interpretação dos mecanismos enunciativos, essencialmente as manifestações de vozes e pontos de vista, assim como os interlocutores e os papeis sociais. Nos balizaremos a obra Teoria do Romance de Mikhail Bakhtin (2015), na qual é abordada a estilística no romance. Enfocamos o Plurilinguismo, a estratificação de uma linguagem social, concretizada por meio de discursos e ações. Exemplificaremos o conceito na obra Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, concluiremos com algumas reflexões acerca da construção de planejamento didático que articule as concepções expostas e o ensino de leitura de textos literários.

 

Biografia do Autor

Michaella Araújo Farias, Universidade Federal da Paraíba
Bolsista CAPES de mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba
Oriana Nadai Fulaneti, Universidade Federal da Paraíba
Professora na graduação em Letras (virtual e presencial) . Docente no Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba.

Referências

Referências

BAKHTIN, M. Teoria do romance I: a estilística. Tradução: Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2015.

BAKHTIN, M. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. Trad. Aurora Fornoni Bernardini et al. 3ª ed. São Paulo: Unesp; Hucitec, 1993[1934-1935], p.

BARRETO, Lima. Triste fim de Policarpo Quaresma. 17. ed. São Paulo: Ática, [s.d.]. (Bom Livro). Texto proveniente de: A Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro A Escola do Futuro da Universidade de São Paulo Permitido o uso apenas para fins educacionais.

BRASIL, Linguagens, códigos e suas tecnologias, Orientações curriculares para o ensino médio; volume 1/ Secretaria de Educação Básica. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.

FONSECA, F. I. Da inseparabilidade entre o ensino da língua e do ensino da literatura. Disponível em:https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/.../irenefonsecainsaperabilidade000083607.p. Acesso em: 07 de janeiro de 2018

MARCUZZO, Patrícia. Diálogo inconcluso: os conceitos de dialogismo e polifonia na obra de Mikhail Bakhtin. Cadernos do IL, Porto Alegre, n.º 36, junho de 2008. Disponível em: http://www.seer.ufrgs.br/cadernosdoil/. Acesso em 03 de janeiro de 2018.

OLIVEIRA, F. de Maria Bernadete. Contribuições do círculo bakhtinianos ao ensino de língua materna. Periódicos UFRN – GELNE – V. 4, n. 1. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9135 Acesso em : 21 de janeiro de 18

PARAÍBA, Secretaria de Educação e Cultura. Referenciais Curriculares: Língua Portuguesa. João Pessoa, 2004

SEGABINAZI, Daniela Maria e LUCENA, de Marinho Josete. Aulas de língua portuguesa e literatura: concepções e orientações para uma metodologia de ensino integradora. Linguagens & Letramentos, v.1, nº1 (2016). Disponível em: http://www.ufpb.br/geef/contents/documentos/12-42-2-pb.pdf Acesso em 06 de janeiro de 2018.

Publicado
2018-07-31