A CONCEPÇÃO DE PRÁTICA SOCIAL POR MEIO DA APROPRIAÇÃO DE GÊNEROS DISCURSIVOS EM DOCUMENTOS NACIONAIS: DOS PCN À BNCC

  • Luiz Eduardo Mendes Batista Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

Este artigo objetiva analisar a noção de prática social no ensino de língua portuguesa por meio da apropriação de gêneros discursivos, como definidos por Michail Bakhtin, na trajetória de construção de documentos curriculares no Brasil, especialmente os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN –, de 1998, e a Base Nacional Comum Curricular, de 2017. Entendemos que uma proposta de ensino-aprendizagem de língua que propicie uma efetiva participação social democrática dos alunos nas diversas esferas de atividade considera os gêneros como objeto central. De modo geral, os documentos apresentam problemas de tratamento dado aos gêneros, como a bricolagem de conceitos como texto, gênero e tipo, especialmente nos PCN, e uma centralização inflexível da proposta de trabalho com gêneros a partir da progressão de aprendizagens, na BNCC, desafiando pesquisadores e professores a uma revisão crítica desses documentos.

Biografia do Autor

Luiz Eduardo Mendes Batista, Universidade Federal de Uberlândia

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2018). Possui graduação (2005) e Mestrado em Linguística pela UFU (2008). Realiza pesquisas na área de ensino-aprendizagem de língua materna (portuguesa), bem como na área de gêneros discursivos, tipologia textual, coesão e coerência textuais, com base nos pressupostos da Linguística de Texto e da Linguística Aplicada. Atualmente, é professor efetivo de Língua Portuguesa da Secretaria de Educação do Distrito Federal.

 

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Publicado
2018-12-31