EMPRÉSTIMOS LITERÁRIOS EM UMA BIBLIOTECA: INDÍCIOS DAS LEITURAS DE ESTUDANTES

  • Rosana Carvalho Dias Valtão Instituto Federal do Espírito Santo e Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

Este trabalho interessa-se por conhecer as obras literárias lidas por estudantes do ensino médio de uma instituição pública de ensino técnico, a partir da biblioteca escolar. No contexto desta pesquisa, propõe-se uma investigação das práticas de leitura literária a partir das obras retiradas pelos alunos do IFES/Campus de Alegre do acervo da biblioteca escolar no contexto contemporâneo de novos suportes, de diversidade de produção e da indústria cultural. Para isso, este estudo dialogará com os conceitos de leitura literária, produção de sentido, comunidade de leitores e mediação nas perspectivas da História Cultural e nas contribuições de Roger Chartier para o estudo do livro e da leitura.

Biografia do Autor

Rosana Carvalho Dias Valtão, Instituto Federal do Espírito Santo e Universidade Federal do Espírito Santo
rofessora de Língua Portuguesa do IFES/Campus de Alegre, com graduação em Letras: Português, Inglês e Literaturas, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre (2000), especialização em Estudos Linguísticos e mestrado em Letras (Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes). Atuou como tutora a distância do curso de Licenciatura em Letras IFES/CEAD e como professora visitante em curso de especialização. Tem interesse principalmente nos seguintes temas: leitura e práticas de leitura, leitura literária, literatura no Ensino Médio e tipologia e gêneros textuais.

Referências

CANDIDO, A. Literatura e sociedade. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2010.

CHARTIER, R. (Org). Práticas de leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 2011.

____. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Tradução Mary Del Priore. Brasília, DF: UnB, 1994.

____. A aventura do livro: do leitor ao navegador: conversações com Jean Lebrun/ Roger Chartier. São Paulo: UNESP, 1998.

____. Aula Inaugural no Collége de France. In: ROCHA, J. (Org.). Roger Chartier: a força das representações: história e ficção. Chapecó, SC: Argos, 2011, p. 249 – 285.

INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (IFES) <http://alegre.ifes.edu.br//biblioteca-monsenhor-jose-bellotti> Acesso em: 5 abr. 2014.

MARISA, L., ZILBERMAN, R. A formação da leitura no Brasil. 3.ed. São Paulo: Ática, 1998.

MORTATTI, M. do R. Leitura e formação do gosto: por uma pedagogia do desafio do desejo. Série Ideias n.13. São Paulo: FDE, 1994.

PAIM, E. A.; PRIGOL, V. Mediação e Formação De Leitores. In: CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL,17, 2009, Campinas. Anais do 17º COLE, Campinas, SP,: ALB, 2009. Disponível em: http://www.alb.com.br/portal.html. Acesso em: 5 set. 2014. ISSN: 2175-0939

REZENDE, N. L. et al. (Org.) Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda, 2013.

SILVA, M. C. da. Uma história da formação do leitor no Brasil. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2009.

Publicado
2018-11-30