O HORROR QUE FASCINA: CONTOS DE QUIROGA NO ENSINO MÉDIO

  • Pedro Afonso Barth Universidade Estadual de Maringá
  • Fabiane Verardi Burlamaque Universidade de Passo Fundo
Palavras-chave: Horacio Quiroga. Práticas de Leitura. Literatura Hispano-americana. Ensino de Literatura.

Resumo

 

RESUMO: Não há nada mais imersivo para conhecer a cultura de um determinado povo do que conhecer a sua literatura. Nesse sentido, o ensino de Língua espanhola tem muito a ganhar se for aliado com o ensino de Literatura. Este artigo pretende analisar um conto de Horacio Quiroga e apontar elementos que tornariam a leitura literária desse texto atrativa e produtiva em uma turma de ensino médio.  Horacio Quiroga é um dos principais autores uruguaios e sua obra é uma das mais influentes da literatura hispano-americana. Partimos da hipótese de que ler contos de Quiroga no ensino médio pode ser profícuo tanto para encantar leitores por meio do horror representado em sua narrativa – temática que capta a atenção dos jovens - quanto para tornar sua obra mais conhecida entre leitores brasileiros. Para tanto, analisamos o conto “La Gallina Degollada” elencando maneiras que essa narrativa se comunica com jovens e adolescentes.

Biografia do Autor

Pedro Afonso Barth, Universidade Estadual de Maringá
Doutorando na Universidade Estadual de Maringá (UEM) (2016-2019). Mestre em Letras pela Universidade de Passo Fundo (UPF/2016) na linha de Leitura e Formação do Leitor cuja dissertação foi dedicada à pesquisa de Sagas Fantásticas, especialmente Crônicas de Gelo e Fogo. Especialista em Língua Portuguesa - Novos Horizontes Teóricos e Práticos (UPF - 2013) e pesquisou Letramento digital e multimodalidade nas redes sociais. Possui graduação em Letras (Língua Portuguesa e Língua Espanhola e respectivas literaturas) pela Universidade de Passo Fundo (UPF/2012). Atualmente, Professor Colaborador da Universidade Estadual de Maringá ministrando as disciplinas de Literatura Infantil e Juvenil, Literatura e Ensino e Narrativa Brasileira. É pesquisador no Grupo do CNPq "FORPROLL: Formação de Professores de Línguas e Literatura" e aluno pesquisador no grupo CNPq "CELLE- Centro de Estudos de Literatura, Leitura e Escrita: História e Ensino". Atua principalmente nos seguintes temas: Literatura Juvenil Brasileira Contemporânea, Sagas Fantásticas, Letramento, Multimodalidade, Ensino de Língua Portuguesa, Ensino de Literatura, Formação de Leitores, Literatura Infantil e Literatura Hispano-americana.
Fabiane Verardi Burlamaque, Universidade de Passo Fundo
Possui graduação em Letras pela Universidade de Passo Fundo (1991), Mestrado em Letras (Teoria Literária) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999) e Doutorado em Letras (Teoria Literária) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é professora Titular II da Universidade de Passo Fundo, Coordenadora Geral das Jornadas Literárias de Passo Fundo . Coordena, no âmbito da UPF, o Programa de Cooperação Acadêmica (Procad) com a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e a Universidade Federal do Espírito Santo (2014-2018), investigando espaços, contextos e materialidades da leitura junto a estudantes universitários. Vice-Coordenadora do Grupo de Trabalho Leitura e Literatura Infantil e Juvenil da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (www.gtllij.com.br), biênio 2016-2018. Tem experiência na área de Letras, subáreas de Teoria Literária, Literatura Brasileira e História da Literatura, atuando, principalmente, nos seguintes temas: leitura, formação do leitor, literatura infantil e juvenil, leitura literária e escola.

Referências

ALVES-BEZERRA, Wilson. Quiroga, Arlt, Borges e os espectros portenhos dos anos vinte. Ângulo, Lorena, SP, n. 130, p. 1-8, 2014.

BUZEN, Clecio; MENDONÇA, Márcia (orgs.).Português no ensino médio e formação do professor.São Paulo: Parábola Editorial, 2006.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: ______. Vários escritos. 3. ed. rev. e aum. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1995.

CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de Símbolos. RJ: José Olympio, 1998.

CZECKSTER, Gustavo Melo. Horacio Quiroga e Cyro Martins: Fronteiras e confluências. Dissertação (Mestrado em Letras). 109 f. Programa de Pós-graduação em Letras: Literatura Comparada, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2003.

FREUD, Sigmund. Obras psicológicas completas de Sigmund Freud: edição standard brasileira. Psicologia de Grupo e a Análise do Ego (1921). Rio de Janeiro: Imago, 1996.

LAROSSA, Jorge. La experiência de la lectura. México: FCE, 2003.

LAZAR, GILLIAN. Literature and Language teaching. A guide for teachers and trainers. Cambridge: Cambridge University press, 2004.

LAZO, Raimundo. Notas críticas e informativas en Quiroga, Horacio. In: Cuentos. México, Impresores Aldina, 2001.

MALARD, LETÍCIA. Enino e literatura no 2º grau: problemas e perspectivas. Porto Alegre, Mercado Aberto, 1985.

MENON, Maurício César. a narrativa de mistério/suspense, terror/horror no ensino médio: ponderações e esclarecimentos. In: OLIVEIRA, Vanderleia da Silva (Org.), Educação literária em foco: entre teorias e práticas. Cornélio Procópio: Universidade Estadual do norte do Paraná, 2008.

PAULINO, Graça; COSSON, Rildo (Org.). Leitura literária: a mediação escolar. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2004.

PETIT, Michèle. Os Jovens e a leitura. São Paulo: Editora 34, 2008.

QUIROGA, Horacio. Contos de Amor de Loucura e de Morte. São Paulo: Martin Claret, 2014.

VAX, Louis. A arte e a literatura fantásticas. Coleção Arte e Filosofia. Lisboa: Arcádia, 1972.

Publicado
2018-11-30