A PROGRAMABILIDADE DO ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL ESCRITA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

  • Denise Lino de Araújo Universidade Federal da Campina Grande
  • Maria Célia do Nascimento Universidade Federal de Campina Grande
Palavras-chave: Base Nacional Comum Curricular. Ensino Fundamental. Produção textual escrita

Resumo

Este artigo, parte integrante do terceiro capítulo da dissertação de mestrado da segunda autora, teve como objetivo analisar as orientações metodológicas para o ensino da produção textual escrita na Base Nacional Comum Curricular dos anos finais do Ensino Fundamental. Nesse sentido, a investigação consiste em analisar a programabilidade do eixo Produção de Textos no campo das Práticas de estudo e pesquisa no referido documento regulador da educação básica. Para realizar a análise, apoiamo-nos nos estudos sobre Transposição Didática (CHEVALLARD, 1991; LEITE, 2007; PETITJEAN, 2008; RAFAEL, 2001; MARANDINO, 2004). Os resultados indicam que na BNCC a programabilidade do ensino de escrita está pautado no critério “ampliação da textualidade”.

Biografia do Autor

Denise Lino de Araújo, Universidade Federal da Campina Grande
Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora da Unidade Acadêmica de Letras e do Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
Maria Célia do Nascimento, Universidade Federal de Campina Grande
Mestre em Linguagem e Ensino pelo Programa de Pós Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande. Graduada em Letras (Língua Portuguesa) pela Universidade Estadual da Paraíba.

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Publicado
2018-12-31