EROTISMO, POESIA E ENSINO: UMA RELAÇÃO POSSIVEL

  • Maria do Socorro Pinheiro Universidade Estadual do Ceará
Palavras-chave: Erotismo, Poesia, Ensino, Autoria Feminina

Resumo

Resumo: Este artigo discute a relação entre poesia e erotismo no âmbito da linguagem e analisa as possibilidades de trabalhar essa temática em sala de aula. Para isso, discutiremos a poesia na sua relação com a educação, vendo as possíveis práticas metodológicas que possam ser utilizadas em sala de aula. A base textual utilizada será a poesia erótica de Gilka Machado (1991), Aíla Sampaio (2012), Elisa Lucinda (2016) e Luiza Romão (2017). Manteremos diálogo com Antonio Candido (2002, 2011), Helder Pinheiro (2014, 2018), que destacam a importância da poesia e seu lugar na sala de aula, e dialogamos ainda com Bataille (2013), Octavio Paz (1994), Soares (1999), entre outros, sobre a temática erótica.

Palavras-chave: Erotismo. Poesia. Ensino. Autoria feminina.

Biografia do Autor

Maria do Socorro Pinheiro, Universidade Estadual do Ceará
Pós-Doutoranda em Linguagem e Ensino-POSLE/UFCG. Doutora em Literatura e Interculturalidade-UEPB. Professora da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu- FECLI/Universidade Estadual do Ceará-UECE.
Publicado
2018-12-31