LITERATURA DIGITAL NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA COM O HIPERCONTO MULTISSEMIÓTICO

  • Simone Dália de Gusmão Aranha Universidade Estadual da Paraíba
  • Fernanda Karyne de Oliveira Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores, da Universidade Estadual da Paraíba, campus I, pela linha de pesquisa “Linguagens, Culturas, Formação Docente”. Graduada em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa, pela UEPB/campus I.
Palavras-chave: Literatura e Ensino

Resumo

Atualmente, vivemos em um cenário delineado pelo desenvolvimento de tecnologias, mas especificamente, das tecnologias digitais da informação e da comunicação (TDIC). Nesse contexto, não somente houve mudanças na circulação de informações, mas também no modo como os indivíduos se relacionam e, por extensão, no modo como o processo ensino-aprendizagem se desenvolve no espaço escolar. Frente a tais mudanças propiciadas por esse paradigma tecnológico e, considerando a necessidade de se atualizar para atender às demandas vigentes, a escola deve repensar suas práticas, vislumbrando ações pedagógicas que possibilitem aos alunos a capacidade de atuar nesse novo tempo, marcado pelas tecnologias digitais. Este artigo objetiva apresentar uma proposta didática com um gênero literário do meio digital, denominado Hiperconto Multissemiótico, por Spalding (2009). Este estudo baseia-se em teóricos como Soares (2002, 2012), Rojo (2012, 2013, 2015), Cosson (2006, 2014), entre outros.

Palavras-chave: Literatura digital. Proposta didática.  Leitura e Escrita. Hiperconto Multissemiótico.

Biografia do Autor

Simone Dália de Gusmão Aranha, Universidade Estadual da Paraíba

Doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba. Professora Associada da Universidade Estadual da Paraíba,  Departamento de Letras e Artes. Coordenadora do Mestrado em Formação de Professores da Universidade Estadual da Paraíba, campus I. Tem experiência na área de Letras, com ênfase na relação entre discurso, mídia e tecnologias digitais. Desenvolve pesquisas fundamentadas em estudos  gêneros textuais/discursivos na interface com linguagens (verbais, não verbais e multimodais) e Formação de Professores. Interessa-se, ainda, pela análise dos níveis de interação entre o homem e a máquina e por estudos de fenômenos linguísticos - da Língua Portuguesa - com enfoque enunciativo e discursivo em gêneros diversos. 

Referências

BUZATO, M. E. K. Letramentos Digitais e Formação de Professores. In: Anais do III Congresso Ibero-Americano Educarede. São Paulo: CENPEC, 2006. p. 81-86.

CHARTIER, R. A aventura do livro do leitor ao navegador: conversações com Jean Lebrun. 1. reimpressão. Tradução de Reginaldo Carmello Corrêa de Moraes. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo/Editora UNESP, 1998.

_____. Os Desafios da Escrita. São Paulo: UNESP, 2002.

COSCARELLI, C.V. (org.). Tecnologias para Aprender. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

COSSON, R. Círculos de Leitura e Letramento Literário. São Paulo: Contexto, 2014.

_____. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.

GOMES, C. M. Leitura e Estudos Culturais. In: Revista Brasileira de Literatura Comparada: Rio de Janeiro: ABRALIC, v.1, n.16, 2010. Disponível em < http://www.abralic.org.br/downloads/revistas/1415576014.pdf > Acesso em agosto de 2017.

KLEIMAN, A. B. Os significados do Letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado das Letras, 1995.

MESTRE, A. I. B. Literatura 2.0: para uma cartografia da narrativa digital. Tese (Doutorado) - Curso de Comunicação, Cultura e Artes, Universidade do Algarve, Algarve, 2017.

ROBIN, R. A Memória Saturada. Tradução de Cristiane Dias e Greciely Costa. Campinas – SP: Editora da Unicamp, 2016.

ROJO, R. Pedagogia dos Multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: MOURA, E; ROJO, R (orgs). In: Multiletramentos na Escola. Roxane Rojo e Eduardo Moura (Orgs.), São Paulo: Parábola editorial, 2012.

_____ . et al (Org.). Escola Conectada: os multiletramentos e as TICS. São Paulo: Parábola, 2013.

_____.; BARBOSA,J.P. Hipermodernidade, Multiletramentos e Gêneros Discursivos. São Paulo: Parábola, 2015.

SALES. C; AZEVEDO. W. A Literatura Digital e sua Escritura Expandida: uma reflexão sobre a obra Volta ao Fim. In: Revista Brasileira de Literatura Comparada. Rio de Janeiro: ABRALIC, v. 1, n. 20, 2012.

SANTAELLA, L. O novo estatuto do texto nos ambientes de hipermídia. In: SIGNORINI. I. (org). [Re]discutir texto, gênero e discurso. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

SILVA, A.P.D. Aspectos do conto e do romance da atualidade: problemas de ordem teórico-conceitual. In: SILVA, A.P.D. (Org.). O conto e o romance contemporâneo na perspectiva das literaturas pós-autônomas. Campina Grande: Eduepb, 2016.

_____. O Ensino de Literatura Hoje: da crise do conceito à noção de escritas. Campina Grande: EDUEPB, 2016.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. 1 reimp. Belo Horizonte: Autêntica, Editora, 2012.

_____ . Novas Práticas de Leitura e Escrita: letramento na cibercultura. Revista Educação e Sociedade: Campinas, v.23, n.81, p.143-160, dez. 2002. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br.

SPALDING, M. Um Estudo em Vermelho, 2009. Disponível em < < http://www.hiperconto.com.br/estudoemvermelho/ > Acesso em 10 maio de 2018.

_____ . Alice do livro impresso ao e-book: adaptação de Alice no País das Maravilhas e de através do espelho para ipad. Tese (Doutorado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Programa de Pós-Graduação em Letras, 2012.

Publicado
2018-11-30