REFUGIADOS NO BRASIL: UMA ANÁLISE SOBRE AS NARRATIVIDADES DO DISCURSO JORNALÍSTICO NA INTERNET

Palavras-chave: Refugiados, Análise do Discurso, Discurso jornalístico

Resumo

RESUMO: Considerando que o refúgio é um forte tema em debate na sociedade brasileira, através da Análise do Discurso francesa, analisamos como é construída a representação do sujeito refugiado em narratividades do discurso jornalístico online da mídia tradicional e da alternativa. Utilizamos um corpus com publicações de quatro sites, referentes em especial ao ano de 2017, quando a Lei de Migração entrou em vigor, e também alguns posts de outros anos que se relacionam ao período de discussão deste dispositivo legal no Congresso Nacional. Durante a análise, são mobilizados os conceitos de formação discursiva, posição-sujeito, interdiscurso e narratividade. Os resultados do trabalho sugerem que portais identificados com a posição-sujeito da mídia tradicional abordam a pauta dos refugiados pela ótica do mercado de trabalho e da economia. Já portais que se inserem na posição-sujeito da mídia alternativa consideram o refúgio identificando-se à pauta dos direitos humanos, problematizando aspectos silenciados na mídia tradicional.

PALAVRAS-CHAVE: Refugiados. Discurso jornalístico. Posição-Sujeito. Narratividade.

Biografia do Autor

Vanda Késsia Gomes Galvão, Universidade Federal de Campina Grande

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual da Paraíba. Atualmente é assessora de imprensa da Associação Nacional de Juristas Evangélicos (ANAJURE), onde também coordena a equipe de comunicação, edita do site www.anajure.org.br e revisa os livros da editora ANAJURE Publicações. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase na Teoria de Análise do Discurso de linha francesa, e desenvolve pesquisa acerca dos discursos de e sobre refugiados no Brasil.

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5298-4249

Washington Silva de Farias, Universidade Federal de Campina Grande

Professor do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande (PPGLE-UFCG). Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Email: washfarias@gmail.com.

Referências

REFERÊNCIAS

ALBUQUERQUE JÚNIOR. D. M. Xenofobia: medo e rejeição ao estrangeiro. São Paulo: Cortez, 2016.

BAUMAN, Zygmunt. Estranhos à nossa porta. Rio de Janeiro: Zahar, 2017.

BOBBIO, Noberto. Direita e esquerda. Razões e significados de uma distinção política. Tradução de Marco Aurélio Nogueira. São Paulo: Editora da Universidade Paulista, 2ª reimpressão, 1995.

BOURDIEU, P. Sobre a televisão. Seguido de A influência do jornalismo e os jogos olímpicos. Tradução de Maria Lúcia Machado. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.

COURTINE, J.-J. Análise do discurso político: o discurso comunista endereçado aos cristãos. São Paulo: EdUFSCar, 2014.

INDURSKY, Freda. Da produção à criação da obra de arte como gesto político. In: INDURSKY, F.; FERREIRA, M. C. L.; MITTMANN, S.; (org). Análise do discurso: dos fundamentos aos desdobramentos (30 anos de Michel Pêcheux), Campinas, SP: Mercado de Letras, 2015.

ORLANDI, Eni P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 6ª ed. Campinas, SP: Pontes, 2005a.

_________. Discurso e Texto. Formulação e Circulação dos Sentidos. Campinas, SP: Pontes, 2ª edição, 2005b.

_________. Eu, tu, ele: discurso e real da história.2 ed. Campinas, SP: Pontes Editores. 2017.

PAYER, Maria Onice. Imigração à deriva e efeitos de extraposição discursiva. In:FLORES, G. G. B.; NECKEL, N. R. M.; GALLO, S. M. L.; (org). Análise de discurso em rede: cultura e mídia. Campinas, SP: Pontes Editores, 2015.

PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio/ Michel Pêcheux; Tradução de Eni Pulcinelli Orlandi [et al.] -- 2.ed. -- Campinas, SP: Editora da. UNICAMP, 1995.

Publicado
2018-12-31