DICK SILVA NO MUNDO INTERMEDIÁRIO: A EXPERIÊNCIA DE MORTE NA NARRATIVA JUVENIL

  • Aline Barbosa Almeida Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP
  • João Luís Cardoso Tápias Ceccantini Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
Palavras-chave: Romance juvenil. Luís Dill. Morte. Estética.

Resumo

A morte é uma experiência com diversas conotações, transpondo-a para o campo literário seu significa amplia e transcende nossa ideia de realidade, causando um estranhamento e nos permitindo vivenciá-la a partir de outros contextos. Nesse sentido, pretendemos abordar a temática da morte como elemento fruidor do romance juvenil Dick Silva no mundo intermediário (2016) do escritor gaúcho Luís Dill a partir de concepções estéticas da cultura de massa. Assim, temos como aporte teórico as ideologias de Adorno e Horkheimer (2002) quando se refere à “barbárie estilizada”; Macdonal (1971) sobre a ideia de alienação e homogeneização do público leitor; Morin (1977) no que diz respeito à integração da cultura de massa, Eco (2001) sobre os desafios estéticos que a cultura mass media representa nas produções literárias juvenis e Candido (1999) apropriando-se da Literatura como ferramenta indispensável para a formação humana.

Biografia do Autor

Aline Barbosa Almeida, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP
Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL - 2012) , especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Universidade Candido Mendes (UCAM/RJ - 2013). Mestre em Linguagem e Ensino, na linha de pesquisa Literatura e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG - 2015). Atualmente iniciou os estudos em nível de Doutorado na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)na linha de pesquisa Literatura e Vida Social. Faz parte do Grupo de Estudo das Narrativas Alagoanas (GENA) como voluntária desde 2010. Objeto de Estudo: recepção de romances, teoria do efeito estético, literatura juvenil, romance contemporâneo. Atualmente tem se detido aos estudos críticos da narrativa juvenil, os estudos literários no contexto da cultura industrial, crítica e história da literatura.
João Luís Cardoso Tápias Ceccantini, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
Graduado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/ Faculdade de Ciências e Letras de Assis (1987), onde também realizou seu mestrado (1993) e doutorado em Letras (2000). Atualmente é professor assistente doutor da UNESP, instituição em que trabalha desde 1988. Atua junto à Disciplina de Literatura Brasileira, desenvolvendo pesquisa principalmente nos seguintes temas: literatura infantil e juvenil, leitura, formação de leitores, literatura e ensino, Monteiro Lobato e literatura brasileira contemporânea de um modo geral. É coordenador do Grupo de Pesquisa "Leitura e Literatura na Escola", que congrega professores de diversas Universidades do país. Foi coordenador do Grupo de Trabalho da ANPOLL "Leitura e Literatura Infantil e Juvenil". É votante da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - FNLIJ. Tem realizado diversos projetos de pesquisa aplicada, voltados à formação de leitores e ao aperfeiçoamento de professores no contexto do Ensino Fundamental. Nos últimos anos, também tem desenvolvido alguns projetos para a Editora UNESP.

Referências

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Publicado
2018-12-31