O PRIMEIRO ANO DE EXISTÊNCIA DA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE-PB: AS VOZES NA BORBOREMA

  • Danielly Vieira Inô Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
Palavras-chave: Biblioteca Pública, leitura, história

Resumo

Neste trabalho, retomamos um momento da história da Biblioteca Pública Municipal de Campina Grande-PB (BPMCG), focalizando principalmente o seu processo de criação (ocorrido em 1938) e seu primeiro ano de funcionamento, procurando responder às seguintes questões: qual a história da BPMCG e de que forma essa instituição se inseriu no contexto cultural da cidade nos primeiros anos após sua fundação? Quem foram os grupos sociais que defenderam a sua criação? Que motivações os levaram a propor essa criação? De que maneira as autoridades competentes e a população em geral receberam a ideia? Desta forma, observamos seu modo de inserção na sociedade naquele período e as representações construídas em torno da instituição. Para tanto, nosso corpus foi constituído por documentos oficiais publicados no jornal A Voz da Borborema, que registram como se deu o processo de fundação/inauguração desse espaço de leitura, bem como notícias que abordavam a repercussão desse fato na sociedade.

Referências

CABRAL FILHO, Severino Cabral. Campina Grande (1930-1950): modernização, cotidiano e cultura material. In: Patrimônio e Cultura Material – Projeto História, n. 40. Junho/2010.

CÂMARA, Epaminondas. Datas Campinenses. Campina Grande-PB: Caravelas, 1988.

______. A cidade desejada: Campina Grande: imagens e história. In: ANDRADE, J. C. de S. et alii (orgs.). Cultura e Cidades. Campina Grande: EDUFCG, 2009.

CHARTIER, R. (org.) Práticas da leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 1996.

______. O mundo como representação. Revista Estudos Avançados, vol 5, n.11. São Paulo, 1991.

______. A história cultural: entre práticas e representações. 2. Ed. Algés - Portugal: DIFEL, 2002.

______. Formas e Sentido: Cultura escrita: entre distinção e apropriação. Campinas-SP: Mercado de Letras; Associação de Leitura do Brasil (ABL), 2003.

______. As práticas da escrita. In: ARIÈS, P. e DUBY, G. História da Vida Privada: da Renascença ao Século das Luzes. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

COSTA, Fernanda Pires da. A Livraria Pedrosa – Casa do Saber: a emergência de uma cidade letrada e de leitores. Universidade Federal de Campina Grande. Programa de Pós-Graduação em História. Dissertação de mestrado. Setembro/2012.

ESPÍNDULA, Danielly Vieira Inô. Biblioteca Pública Municipal de Campina Grande-PB: histórias, leitores e leituras. João Pessoa-PB, 2015. 283f. Tese (doutorado). PROLING/UFPB.

FERRONATO, Cristiano de Jesus. A Biblioteca do Lyceu provincial e seus compêndios: as primeiras configurações da formação de uma biblioteca pública na província da Parahyba do Norte. In: Anais eletrônicos. IX Seminário de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil”. Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa – 31/07 a 03/08/2012. ISBN: 978-85-7745-551-5.

GAUDÊNCIO, Bruno Rafael de Albuquerque. Da academia ao bar: círculos intelectuais, cultura impressa e repercussões do Modernismo em Campina Grande - PB (1913-1953). Universidade Federal de Campina Grande. Programa de Pós-Graduação em História. Dissertação de mestrado. Março/2012.

LATÂNCIA, Lara Elisa. Biblioteca Municipal de Valinhos: uma história possível de ser escrita. Relatório final de pesquisa de Iniciação Científica. Universidade Estadual de Campinas. FAPESP. 2011.

LEITÃO, Bárbara Júlia Menezello. Bibliotecas públicas, bibliotecários e censura na Era Vargas e Regime Militar. Rio de Janeiro: Interciência, 2011.

MENEZES, J. R. de. História do Lyceu Parahybano. Editora Univeristária/UFPB: João Pessoa, 1983.

OLIVEIRA, Iranilson Buriti de. Alfabetizando a Rainha com o bisturi do progresso: práticas médico-higienistas e educação primária em Campina Grande (1920-1940). In: ANDRADE, J. C. de S. et alii (orgs.). Cultura e Cidades. Campina Grande: EDUFCG, 2009.

SCHWARCZ, L. M. A longa viagem da Biblioteca dos Reis: do terremoto de Lisboa à independência do Brasil. São Paulo: Cia das Letras, 2002.

SOARES, Francisco Sergio Mota. et. al. A biblioteca pública da Bahia: dois séculos de história. Salvador-BA: Fundação Pedro Calmón, 2011. 204p.

SOUSA, Fabio Gutemberg Ramos Bezerra de. Territórios de confrontos: Campina Grande 1920-1945. Campina Grande: EDUFCG, 2006a.

SOUSA, Maria Ester Vieira de. Histórias de pesquisas em leitura. In: SOUSA, Maria Ester Vieira de, ASSIS, Maria Cristina (orgs.). Pesquisa em Língua Portuguesa: da construção do objeto à perspectiva analítica. João Pessoa: Editora da UFPB/UFPB virtual, 2011. p. 137-168.

Publicado
2018-12-31