OPERADORES DE CONTRA-ARGUMENTAÇÃO EM REDAÇÕES DO ENEM: POR UMA ANÁLISE LINGUÍSTICO-DISCURSIVA

  • Hermano Aroldo Gois Oliveira Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Palavras-chave: Semântica Argumentativa. Operadores de contra-argumentação. Escrita.

Resumo

Este artigo objetiva investigar as estratégias de argumentação em redações do ENEM-2016 nota 1000, focalizando nos operadores de contra-argumentação, partir das orientações de correção das competências 3 e 4 presentes na matriz do INEP/MEC. Para tanto, inicialmente, analisa-se a recorrência do emprego de elementos linguístico-discursivos – neste caso, especialmente, os operadores de contra-argumentação – e, discute-se a sua função comunicativa como requisito para se atingir níveis máximos nas competências 3 e 4. Para tanto, fundamenta-se nos pressupostos teóricos postulados por Ducrot (1988), além dos trabalhos mais recentes empreendidos por Koch (2004; 2015; 2017), Nascimento (2009), Ferraz e Nascimento (2015). Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa de base qualitativa (BORTONI-RICARDO, 2008), do tipo documental (SEVERINO, 2007). Os resultados obtidos indiciam que os operadores de contra-argumentação, especificamente, evidenciam efetivamente a função argumentativa, apontando para o ponto de vista do produtor.

Biografia do Autor

Hermano Aroldo Gois Oliveira, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Mestre em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (PPGLE/UFCG). Doutorando em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (PROLING/UFPPB). Integra os Grupos de pesquisas Letramentos, Interação e Trabalho (GELIT/UFPB) e Teorias da Linguagem e Ensino (UFCG). Bolsista CNPq.

Referências

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Publicado
2018-12-31