A PRODUÇÃO ESCRITA NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA ESPANHOLA

  • Maria Elia Santos Teixeira de Carvalho Professora de Espanhol do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano/campus Uruçuca
Palavras-chave: Programa Nacional do Livro Didático – PNLD. Ensino. Gêneros do discurso

Resumo

Resumo: Frente ao contemporâneo cenário brasileiro, em relação ao ensino de língua espanhola, o presente estudo tem como tema a produção escrita no livro didático de língua espanhola, em consonância ao Programa Nacional do Livro Didático – PNLD. Nesse sentido, problematiza-se: de que forma os Livros Didáticos de espanhol aprovados no Programa Nacional do Livro Didático 2015 contribuem para o desenvolvimento das habilidades necessárias à escrita em língua estrangeira? O objeto de estudo diz respeito às propostas de escrita das coleções de Espanhol aprovadas – Enlaces e Cercanía Joven. Objetiva-se, assim, analisar se os Livros Didáticos de espanhol aprovados no PNLD 2015 contribuem para o desenvolvimento das habilidades necessárias à escrita em língua espanhola. Para tanto, realizamos um trabalho de cunho descritivo, bibliográfico e de base qualitativa. Enquanto considerações finais, entende-se a necessidade de resistência cultural e docente a fim de que seja possível (re)existir frente ao cenário apresentado, bem como avalia-se que é preciso retomar o trabalho da escrita nas aulas de Língua Espanhola, com o apoio do livro didático.

 

Biografia do Autor

Maria Elia Santos Teixeira de Carvalho, Professora de Espanhol do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano/campus Uruçuca
Professora de Espanhol de língua Espanhola

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Publicado
2019-06-04