DIALOGISMO NAS MENSAGENS DIRECIONADAS AOS PROFESSORES DE ESPANHOL EM MATERIAIS DIDÁTICOS DO SÉCULO XX E XXI: RUPTURAS E CONTINUIDADES

  • Diego José Alves Alexandre Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Pedro Farias Francelino Universidade Federal da Paraíba
Palavras-chave: Dialogismo. Ensino de espanhol. Material didático.

Resumo

Considerando o dialogismo como elemento constitutivo da linguagem (BAKHTIN/VOLOCHÍNOV, 2004), este estudo objetiva analisar as relações dialógicas nas mensagens destinadas aos professores de espanhol em livros didáticos de duas diferentes décadas: a de 1940, considerada o boom das produções didáticas de espanhol no Brasil pós-reforma de Capanema, e 2010, contexto em que o espanhol foi incluído nos editais de avaliação e publicação de livros didáticos no país. Nos resultados, nota-se que as obras recentes guardam relações dialógicas com a contemporaneidade e com o século anterior, fato que caracteriza e constitui o ensino de língua espanhola na atualidade. 

 

Biografia do Autor

Diego José Alves Alexandre, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Professor de didática e ensino de espanhol da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Centro de Educação, Departamento de Práticas Educacionais e Currículo), doutorando em Linguística pelo PROLING/UFPB.
Pedro Farias Francelino, Universidade Federal da Paraíba
Doutor em linguística e professor do curso de Letras da Universidade Federal da Paraíba e do Programa de Pós-graduação em Linguística da UFPB, na área de Análise Dialógica do Discurso.

Referências

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Publicado
2019-06-04