GUANTANAMERA, O FILME: INTERCULTURALIDADE E INCLUSÃO NO ENSINO DE CULTURAS E LITERATURAS HISPÂNICAS

  • Amarino Oliveira de Queiroz Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Palavras-chave: Literatura. Cinema. Interculturalidade

Resumo

O presente estudo buscar verificar de que forma a articulação entre as poéticas da oralidade e a arte cinematográfica pode configurar, dentro do contexto da sala de aula, uma ferramenta pedagógica intercultural inclusiva. Apoiados conceitualmente na perspectiva da Interculturalidade apresentada por Catherine Walsh (2005), entre outros autores, tomaremos como ponto de partida o filme cubano Guantanamera, realizado em 1995 pelos cineastas Tomás Gutiérrez Alea e Juan Carlos Tabío. Destacaremos na análise do seu processo narrativo a utilização da guajira, gênero lírico-musical criollo originário da ilha de Cuba, bem como a inserção do pataki, também referido como itan, relato sagrado da tradição oral afro-cubana, dois elementos fundamentais acionados pelos diretores na diegese da obra em questão e aqui tratados como possível recurso didático auxiliar no desenvolvimento das aulas de culturas e literaturas hispânicas.

Biografia do Autor

Amarino Oliveira de Queiroz, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Departamento de Letras do Centro de Ensino Superior do Seridó- CERES - Currais Novos

Referências

BELLO, M. R. L. L. Narrativa literária e narrativa fílmica: o caso de Amor de Perdição. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.

CANCLINI, N. G. Culturas Híbridas: Estratégias para Entrar e Sair da Modernidade. 2° ed., São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2003.

CRUZ, G. R. Oralidad africana en Cuba: memoria y discurso de permanencia cultural. In: Revista Oráfrica 2, Barcelona: CEIBA, 2006, pp. 113-129.

FILMAFFINITY. Sinopsis de la película Guantanamera. Disponivel em: https://www.filmaffinity.com/es/film944543.html Acessado em: 26 abr 2017.

GIMÉNEZ, D.; BALDOVÍ, D.; DÍAZ, I. “La crisis de la Revolución Cubana en el cine. ‘Guantanamera’. En: Cinéfalos Noctámbulos, 02 ago 2014. Disponível em: https://cinefagosnoctambulos.wordpress.com/2014/08/02/la-crisis-de-la-revolucion-cubana-en-el-cine-guantanamera/ Aceso en: 26 abr 2017.

GUALDA, L. C. “Literatura e Cinema: elo e confronto”. In: Revista Matrizes Ano 3 – nº 2. São Paulo: USP, jan./jul. 2010.

GUANTANAMERA. Direção: Tomás Gutierrez Alea e Juan Carlos Tabío. Cuba/ Espanha/ Alemanha: Alta Films; ICAIC; Prime Films; Road Movies Dritte Produktionen; Tornasol Films, c1995. 1 DVD (105 min), colorido.

LOPES, N. Enciclopédia Brasileira da Diáspora Africana. São Paulo: Selo Negro, 2004.

MARTÍ, J. “Versos sencillos. In: Obras completas – Edición crítica. Poesia (vol.1). La Habana: CEM - Centro de Estudios Martianos – CLACSO, 2016.

MIGLIEVICH-RIBEIRO, A. “Por uma razão decolonial: Desafios ético-político-epistemológicos à cosmovisão moderna”. In: Revista Civitas V. 14, N. 1. Dossiê Diálogos do Sul. Porto Alegre: PUC-RS, jan-abr 2014, pp. 66-80.

MIGLIEVICH-RIBEIRO, A. “O pensamento crítico acerca da universidade na América Latina: de Darcy Ribeiro à “modernidade-colonialidade”. In: Revista de Estudos & Pesquisas sobre as Américas – Dossiê Especial: Pensamento e Teoria nos Estudos Latino-americanos. V.8 N.2. Brasília: UnB – CEPPAC, 2014b, pp. 149-164.

MIGNOLO, W. Histórias locais / projetos globais. Colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Tradução de Solange Ribeiro de Oliveira. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

OLOFIN, IKU Y EL FIN DE LA INMORTALIDAD. Mito Yoruba Transcrito de Paul A. Schroeder em Tomás Gutiérrez Alea. The Dialectics of a Filmaker. Nueva York: Routledge, 2002.

SARMENTO, R. “A narrativa na literatura e no cinema”. In: Revista Travessias v. 6, n. 1. Cascavel–PR: Unioeste, 2012, pp. 5-23. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/viewFile/6235/4830 Acessado em: 26 abr 2017.

SCHROEDER, P. A. Tomás Gutiérrez Alea. The Dialectics of a Filmaker. New York: Routledge, 2002

SOTOLONGO, A. G. “Tientos y diferencias de la Guantanamera compuesta por Julián Orbón. Política cultural de la revolución cubana de 1959”. In: Cuadernos de Música, Artes Visuales, Artes Escénicas 2. Bogotá: Pontificia Universidad Javeriana, Abril 2006–Septiembre 2006, pp. 146–175.

WALSH, C. La interculturalidad en la educación. Lima: Ministerio de Educación, 2005.

WALSH, C. “La interculturalidad y la educación básica ecuatoriana: Propuestas para la reforma educativa”. In: Procesos. Revista Ecuatoriana de Historia 12, 1998, pp.119-128.

Publicado
2019-06-04