ADOLESCÊNCIA, SUBJETIVIDADE E QUESTÕES DE GÊNERO NO TEATRO DE MARK RAVENHILL

Palavras-chave: Ravenhill. Teatro contemporâneo inglês, Adolescência, Subjetividade, Gênero

Resumo

A partir da análise estrutural, focada, sobretudo, nos personagens da peça Shopping and Fucking (1996), escrita pelo dramaturgo britânico Mark Ravenhill, evidenciamos uma relação incomum entre os elementos formadores desse trabalho teatral e as discussões sobre subjetividade, gênero e sexualidade voltadas para os adolescentes, nos dias atuais. Os contornos dos personagens dessa peça desestabilizam certas noções pré-concebidas sobre a individualidade e a corporeidade, por exemplo. Para a nossa análise, apoiamo-nos sobre os apontamentos de teóricos dedicados tanto ao teatro, como Pierre Sarrazac e Elinor Fuchs, quanto à sociologia e política, como Judith Butler. A peça por meio do discurso agressivo e a violência direcionadas ao corpo dos personagens é capaz de abalar as certezas e a moralidade previamente determinadas de seus espectadores.

YOUTH, SUBJECTIVITY AND GENDER IN MARK RAVENHILL’S THEATER

 

Abstract: from the structural analysis, focused mainly on the characters of the play Shopping and Fucking (1996), written by British playwright Mark Ravenhill, our study shows an unusual relationship between the elements of theatre and the contemporary discussions about subjectivity, gender, and sexuality among adolescents presented in this play. The contours of the characters destabilize certain preconceived notions to individuality and embodiment, for example. Our analysis are supported, for instance, by theater theories developed by Pierre Sarrazac and Elinor Fuchs, and sociology concepts implemented by Judith Butler.  Through aggressive discourse and violence directed to the body of the characters, the play is able to shake the certainties and moralities previously found in Ravenhill’s viewers.

Keywords: Ravenhill. Contemporary British Theater. Adolescence. Subjectivity. Gender.

 

Biografia do Autor

Fabiano Fleury Souza Campos, Universidade de São Paulo e Rede-SESI
Formado em Letras-portugês/inglês pela Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Mestre e doutorando (previsão de conclusão: janeiro-2019) na área de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo, pelo departamento de Letras Modernas. Também atua como professor de língua inglesa do ensino fundamental e médio.

Referências

BUTLER, J. Bodies That Matter: On the Discursive Limits of “Sex.” London: Routledge, 1993.

———. Gender Trouble: Feminism and the Subversion of Identity. 1990. London:

Routledge, 2007.

———. Precarious Life: The Powers of Mourning and Violence. London: Verso,

HERMAN, J. New York Entertainment. January 26, 1998. Disponível em http://nymag.com/nymetro/arts/features/2160/

HARVEY, D. The condition of postmodernity: An enquiry into the origins of cultural change. Malden, MA: Blackwell, 1990.

RAVENHILL, M. Plays 1: Shopping and Fucking; Faust; Handbag; Some Explicit Polaroids. Londres: Methuen Drama, 2001.

______________. A Tear in the Fabric: The James Bulgur Murder and New Theatre Writing in the Nineties. Theatre Forum 26: 85-92, 2005.

REBELLATO, D. Introduction. In: RAVENHILL, M. Plays 1. London: Methuen drama, 2001.

ROBERTS, R. Gendered media rivalry: Television and film on the London stage. Text and Performance Quarterly, 21, 2, 114-127, 2001.

SARRAZAC, J. Léxico do drama moderno e contemporâneo. São Paulo: Cosacnaif, 2012.

SVICH, C. Commerce and Morality in the Theatre of Mark Ravenhill. In: Contemporary Theatre Review, 13, 1, 81-95, 2003.

SZONDI, P. Teoria do drama moderno. Tradução de Luiz Sérgio Repa. São Paulo: Cosacnaif, 2001.

SIERZ, A. In-Yer-Face Theatre: British Drama Today. London: Faber and Faber, 2000.

Publicado
2019-09-04