CECÍLIA E OS 40 FANTASMAS e AVENTURA DO LOBO: PROCESSO CRIATIVO E DRAMATURGIA PARA CRIANÇAS

  • Necylia Maria da Silva Monteiro Universidade Federal do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Dramaturgia. Experiência. Processo criativo. Teatro para crianças

Resumo

Pretende-se apresentar nesta escrito, que se desenvolve dentro do panorama das metodologias de pesquisa em arte, o processos de escrita dos espetáculos Aventura do Lobo e Cecília e os 40 fantasmas criando uma narrativa/relato firmada em diálogos teóricos onde a autora reflete sua própria prática de pesquisa e processo formativo em dramaturgia. Há na natureza da criação desses textos a reflexão sobre o fazer teatral para crianças e seus contextos de montagem e recepção teatral. Aqui dialoga-se a autoria em movimento através da prática do dramaturgista, quando o texto se constrói em sala de ensaio vinculado aos atores e a encenação evocando uma performatividade ao processo.

Biografia do Autor

Necylia Maria da Silva Monteiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Artista maranhense de Teatro e Circo, mestranda no Programa de Pós Graduação Artes da Cena (ECO-UFRJ).

Referências

BARON, Sandra C. Brincar: espaço de potência entre o viver, o dizer e o aprender. In GARCIA, Regina Leite (Org.). Crianças essas conhecidas tão desconhecidas. Rio de Janeiro: DP&A 2002. p. 53-79.

BERGSON, Henri. O riso: ensaio sobre a significação do cômico. São Pulo: Martins Fontes 2004.

BOLOGNESI, Mario Fernando. Circo e teatro: aproximações e conflitos. São Paulo: Revista Sala Preta USP, v. 6, p. 9-15, 2006. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v6i0p9-19>. Acesso em: 15 out. 2016

______. Palhaços. São Paulo: Editora UNESP, 2003 p.185-201.

BONDIA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras. Educ., n.19, p.20-28, 2002, ISSN 1413-2478. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782002000100003>. Acesso em: 15 out. 2016.

BORGES, Luciene (coord.). Os desafios da dramaturgia contemporânea brasileira: formação, criação e processo colaborativo. Belo Horizonte: Sub Texto Revista de Teatro do Galpão Cine Horto Ano VII Dez Número 07. 2010.

FERAL, Josette. Além dos limites: teoria e prática do teatro. Tradução J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2015. p. 135-267.

FERNANDES, Sílvia. Teatralidades contemporâneas. São Paulo: Perspectiva: FAPESP, 2010. p. 153-169

LEÃO, Raimundo Matos. Teatro para crianças: dramaturgia e encenação. Revista Repertório: Teatro & Dança, ano 13, n. 14, p 85-96, 2010. Disponível em: <https://portalseer.ufba.br/index.php/revteatro/issue/view/532/showToc>. Acesso em: 15 jan. 2017.

LIRA, Fernando (Org.). Jogos para Cenas cômicas. Fortaleza: Grupo Crise 2013.

MOREIRA, J. F. O Encenador dramaturgista e as “duzentas mil” possibilidades dramáticas. Salvador, Bahia: Dissertação de Mestrado PPGAC/UFBA. 2016.

NAZARETH, Carlos Augusto. Trama: um olhar sobre o teatro infantil ontem e hoje. Rio de Janeiro: Lamparina, 2012.

NICOLETE, Adélia. Da Cena ao texto: Dramaturgia em processo colaborativo. São Paulo: Dissertação de Mestrado. ECA/USP. 2005.

PERROTI Edmir. A criança e a produção cultural. In: ZILBERMAN, Regina. (Org.). A produção cultural para crianças. 2. ed. Porto Alegre: Mercado aberto, 1984.

PUPO, Maria Lucia de Souza Barros. Entre o Mediterrâneo e o Atlântico: uma aventura teatral. São Paulo: Perspectiva 2005.

______. No Reino da Desigualdade: teatro infantil em São Paulo nos anos setenta. São Paulo: Perspectiva; FAPESP, 1991. (Debates; v. 244).

ROMAGNOLI, Marcelo. O Desafio do Teatro para Crianças e Jovens. Revista Banda Mirim 10 anos de Música e Teatro para crianças Ano.1 n.1. São Paulo. 2014.

ROUBINE, Jean-Jacques. A linguagem da encenação teatral. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998. p. 19-80.

SAADI, Fátima. Dramaturgias: Estudo sobre a função do dramaturgista. Revista Questão de Crítica, 2013. Disponível em: . Acesso em: 10 jun. 2017 ______. A prática do dramaturgo: artigo de Fátima Saadi sobre a sua prática de dramaturg no Teatro do Pequeno Gesto. Revista Questão de crítica, 2008. Disponível em: . Acesso em: 10 jun. 2017.

SINISTERRA, José Sanchis. Da Literatura ao palco: Dramaturgia de Textos Narrativos. São Paulo: É Realizações, 2016.

SPOLIN, Viola. O jogo teatral no Livro do diretor. São Paulo: Perspectiva, 2008.

TELLES, Narciso. Paragens de um artista-docente-docente-pesquisador. In: TELLES, Narciso (Org.). Pesquisa em Artes Cênicas: Textos e Temas. Rio de Janeiro: E-papers. 2012.

Publicado
2019-09-04