A (SUPOSTA) FALTA DE LEITURA DOS CAMPINENSES: UM DISCURSO NADA NOVO

  • Danielly Vieira Inô Universidade Estadual da Paraíba

Resumo

No presente artigo, pretendemos desenvolver uma reflexão sobre a existência ou não de leitores na cidade de Campina Grande-PB. Para discutir razoavelmente este tema, é essencial pensarmos sobre questões como: quem lê? O que lê? Como lê? E onde lê? O caminho escolhido para contribuirmos com as discussões em torno do tema foi o de relacionar essas perguntas a um espaço público de leitura, que existe na cidade de Campina Grande-PB desde 1938: a sua Biblioteca Púbica Municipal.Mas, dentro desse terreno movediço que são as práticas de leitura, especialmente aquelas realizadas em bibliotecas, pretendemos fazer um recorte que nos levará à Campina Grande dos anos 1950 e ao que se dizia nos jornais sobre o assunto. Mais especificamente, retomaremos textos que circularam nos jornais O Momento (setembro/1950), Jornal Formação (outubro/1951 e outubro/1953), O Globo (julho/1952 e agosto/1952), Jornal do Estudante (agosto/1953), e que se dedicaram a discutir se e o que se lia na cidade, sobretudo em sua Biblioteca Pública Municipal. Serão analisados ao todo 06 (seis) textos, com o objetivo de verificar que concepções de leitura e leitores estavam subjacentes a eles, ao mencionarem as práticas desenvolvidas naquele espaço.

Biografia do Autor

Danielly Vieira Inô, Universidade Estadual da Paraíba
Professora Doutora em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba – Professora dos Cursos de Letras (Língua Portuguesa e Língua Espanhola) da Universidade Estadual da Paraíba

Referências

ABREU, M.(org.). Leitura, História e História da leitura. 1ª. reimpressão. São Paulo: Fapesp, 2002.

______. Diferença e desigualdade: preconceitos em leitura. In: MARINHO, M. (org.). Ler e navegar: espaços e percursos da leitura.Campinas-SP: Mercado de Letras, 2001. p. 139-157.

BARBOSA, S. de F. P. Os intermediários da leitura na Paraíba do Oitocentos: livreiros e tipógrafos. In: BRAGANÇA, A.; ABREU, M. (orgs.). Impresso no Brasil: dois séculos de livros brasileiros. São Paulo: Unesp, 2010.

CERTEAU, M. de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. 12. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

COSTA, Fernanda Pires da. A Livraria Pedrosa – Casa do Saber: a emergência de uma cidade letrada e de leitores. Universidade Federal de Campina Grande. Programa de Pós-Graduação em História. Dissertação de mestrado. Setembro/2012.

ESPÍNDULA, Danielly Vieira Inô. UmaBiblioteca e seus leitores: percursos de uma história. Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2017.

GAUDÊNCIO, Bruno Rafael de Albuquerque. Da academia ao bar: círculos intelectuais, cultura impressa e repercussões do Modernismo em Campina Grande - PB (1913-1953). Universidade Federal de Campina Grande. Programa de Pós-Graduação em História. Dissertação de mestrado. Março/2012.

GINZBURG, C. Mitos, Emblemas, Sinais: morfologia e história. 2. Ed. São Paulo: Cia das Letras, 2007.

GOMES, S. de C. Bibliotecas e sociedade na primeira república. São Paulo: Livraria Pioneira, 1983.

HÉBRARD, J. As bibliotecas escolares: entre leitura pública e leitura escolar na França do II Império e da III República. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2009.

LAJOLO, M.; ZILBERMAN, R.A formação da leitura no Brasil. 3. Ed. São Paulo: Ática, 2009.

OLIVEIRA, Z. C. P. de. A biblioteca “fora do tempo”: políticas governamentais de Bibliotecas Públicas no Brasil (1931-1989). Tese de doutorado. Curso de pós-graduação em Ciência da Comunicação. Escola de Comunicação e Artes. Universidade de São Paulo, 1994. 221p.

RETRATOS DA LEITURA NO BRASIL. São Paulo: Institudo Pró-Livro, 2016. Disponível em <http://prolivro.org.br/>. Acesso em: jan, 2019.

SCHAPOCHNIK, Nelson. Das ficções do aquivo: ordem dos livros e práticas de leitura na biblioteca da corte imperial. In: ABREU, M. (org.). Leitura, História e História da Leitura. 1ª. Reimpressão. São Paulo: Fapesp, 2002. p. 273-311.

SCHOPENHAUER, A. A arte de escrever. Porto Alegre: L&PM, 2010.

SOUSA, Maria Ester Vieira de. Histórias de pesquisas em leitura. In: SOUSA, Maria Ester Vieira de, ASSIS, Maria Cristina (orgs.). Pesquisa em Língua Portuguesa: da construção do objeto à perspectiva analítica. João Pessoa: Editora da UFPB/UFPB virtual, 2011. p. 137-168.

______. Desnaturalizando o discurso sobre a leitura. In: ANAIS do VI Congresso Internacional da ABRALIN. João Pessoa: Idéia, 2009

______. Leitura de professores e alunos: entre o prazer e a obrigação. In: Encontro Internacional de Texto e Cultura. Fortaleza: UFC, 2008.

Publicado
2019-06-06