PROJETAR O LEITOR: NAS ASAS DA LEITURA

  • Amasile Coelho Lisboa da Costa Sousa Universidade Estadual da Paraíba
  • Otaíza dos Santos Silva Universidade Estadual da Paraíba
  • Solange Diniz de Oliveira Universidade Estadual da Paraíba

Resumo

Sabe-se que o incentivo àleitura literária deve ser uma realidade no ambiente escolar. Nesse sentido, dentre outros motivos, a escola deve destacar-se por permitir ao leitor o acesso a diversas culturas e ampliando, assim, o repertório de informações (ANTUNES,2009). Portanto, guiados por essa reflexão, o projeto de extensão “Nas Asas da Leitura” tem como objetivo o incentivo à leitura não só dentro da escola, mas que esse hábito ganhe novos espaços, como por exemplo, o familiar. Sendo, pois, a extensão um elo, que tem o dever de levar o conhecimento produzido na academia até a comunidade, o presente trabalho tem por objetivo relatar a experiência vivenciada por alunos extensionistas do curso de graduação do curso de Letras língua – portuguesa e alunos do ensino médio, através de uma oficina, cujo enfoque foi a leitura do texto poético, realizada durante a Feira Literária de Campina Grande – FLIC em duas escolas públicas na cidade de Campina Grande – PB, no ano de 2018.

Biografia do Autor

Amasile Coelho Lisboa da Costa Sousa, Universidade Estadual da Paraíba

Mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba. Professora titular da Universidade Estadual da Paraíba e chefe de departamento do curso de Letras. Tem experiência na área de Letras, com área de concentração em leitura e escrita. 

Otaíza dos Santos Silva, Universidade Estadual da Paraíba

Graduanda do curso de Licenciatura em Letras língua portuguesa pela Universidade Estadual da Paraíba, atualmente é professora da rede privada e dos cursinhos preparatórios para o Enem da UEPB e UFCG. Integra o Projeto de Extensão da UEPB- Nas Asas da Leitura - , no qual desenvolve práticas leitoras com alunos da rede pública de ensino na cidade de Campina Grande.

Solange Diniz de Oliveira, Universidade Estadual da Paraíba
Graduanda do Curso do curso de Licenciatura em Letras língua portuguesa na UEPB. Ministra aulas no Cursinho Solidário - PVS da UFCG. Integra o Projeto de Extensão da UEPB- Nas Asas da Leitura - no qual desenvolve práticas leitoras com alunos da rede pública de ensino na cidade de Campina Grande.Email: solangediniz15@gmail.com

Referências

ABREU, Márcia. Cultura letrada: literatura e leitura. São Paulo: Editora UNESP, 2006)

BRITO, Angela Maria Benedita B. de. et al. (Org.). KuléKulé: Educação e identidade negra.

CADEMARTORI, Lígia. O professor e a literatura: para pequenos, médios e grandes. Belo Horizonte: Autêntica Editora,2012.

COSSON, Rildo. Círculo de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2018.

______________. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2016.

FERRAREZI, J. R. Celso. De alunos a leitores: o ensino da leitura na educação básica. São Paulo: Parábola Editorial, 2017.

GOMES, Nilma Lino. Educação e identidade negra. In: BRITO, Ângela Maria Benedito B, SANTANA, Moisés de Melo e CORREIA, Rosa Lúcia L. S. (ORG.) Kulé, Kulé: educação e identidade negra. Maceió: EDUFAL, 2004

MARIA, Luzia de. O Clube do livro: ser leitor, que diferença faz? São Paulo: Global, 2016.

PINHEIRO, Hélder e NÓBREGA, Marta. Literatura e ensino: aspectos metodológicos e críticos. Campina Grande: EDUFCG,2014.

PINHEIRO, Hélder. Poesia na sala de aula. São Paulo: Parábola, 2018.

SANTIAGO, Ana Rita. Vozes literárias de escritoras negras. Cruz das Almas/ Bahia: UFRB, 2012.

SANTOS, Luis Carlos, GALAS, Maria e TAVARES, Ulisses (orgs).O negro em versos. São Paulo: Moderna, 2005.

SOBRAL, Cristiane. Não vou mais lavar os pratos. Brasília, Editora Garcia, 2016.

YUNES, Eliana. (org). Pensar a leitura: complexidade. Rio de Janeiro: Ed. PUC- Rio de Janeiro: Loyola, 2002.

Publicado
2019-06-06