LIVROS COMO ESTÍMULOS E/OU DISPARADORES: POSSIBILIDADES DA DRAMATURGIA INFANTOJUVENIL BRASILEIRA NA ATUALIDADE

  • Lucas de Carvalho Larcher Pinto Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Palavras-chave: Teatro Infantojuvenil. Livros Infantojuvenis. Dramaturgia para crianças e jovens.

Resumo

BOOKS LIKE STIMULATIONS AND/OR TRIGGERS: POSSIBILITIES OF BRAZILIAN THEATRICAL TEXT FOR CHILD AND YOUTH IN CURRENT DAY

 Neste artigo, discorro sobre parte de minha pesquisa de doutorado em Artes, em desenvolvimento na Universidade Estadual Paulista (UNESP). A partir da contextualização do uso de livros infantojuvenis como estímulos e/ou disparadores no Teatro Infantojuvenil brasileiro e de apontamentos acerca das tipologias e das particularidades das obras que vêm sendo utilizadas para este fim, pormenorizo alguns aspectos de dois livros que deram origem aos espetáculos paulistanos elencados em minha investigação como focos de atenção, observação, análise e reflexão. Trata-se, portanto, de uma tentativa de contribuir para o entendimento das diversas possibilidades da dramaturgia infantojuvenil brasileira na atualidade, assim como de suas recorrências e tendências, a partir do uso de livros como elementos capazes de estimular, disparar e direcionar a criação de obras teatrais a partir das linguagens verbal e/ou não-verbal... ou (palavras,) imagens e design.                 

 

Abstract: In this article, I discuss part of my PhD research in Arts, in development at Universidade Estadual Paulista (UNESP). Based on the contextualization of the use of books for child and youth as stimuli and/or triggers in the Brazilian theater for child and youth and notes on the typologies and particularities of the books that have been used for this purpose, I detail some aspects about two books that gave rise to São Paulo shows in my investigation as foci of attention, observation, analysis and reflection. It is, therefore, an attempt to contribute to the understanding of the various possibilities of Brazilian theatrical text for  child and youth, as well as its recurrences and tendencies, from the use of books as elements capable of stimulating, firing and directing the creation of theatrical works based on verbal and / or nonverbal languages ... or (words,) images and design.

Keywords: Theater for child and youth. Books for child and youth. Theatrical text for child and youth.

Biografia do Autor

Lucas de Carvalho Larcher Pinto, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Artista-docente-pesquisador e Diretor de Artes Cênicas da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Doutorando em Artes pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Mestre em Artes pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), possui graduação em Teatro pela mesma instituição, - com bolsa sanduíche no exterior (CNPq-CAPES) na Universidade de Évora (UÉ), em Portugal -, e em Artes Visuais pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais (CEUCLAR). Desenvolve trabalhos que interligam as seguintes sub-áreas: Pedagogia(s) do Teatro, Teatro de Formas Animadas e Visualidades da Cena.

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Publicado
2019-09-04