O PRÍNCIPE ATRASADO, DE CASSIA LESLIE E RICARDO DALAI: DESCONSTRUÇÃO DAS FIGURAS DO PRÍNCIPE E DA PRINCESA NO TEATRO INFANTIL E JUVENIL

Palavras-chave: paródia, dramaturgia infantojuvenil, estereótipos de gênero, O príncipe atrasado.

Resumo

Partindo do pressuposto que todo texto é um mosaico de outros textos, como queria Julia Kristeva, pretendemos discutir aqui as questões do feminino e das masculinidades no teatro escrito para crianças e pré-adolescentes, tomando como objeto de análise o recente texto dramático O príncipe atrasado, de Cassia Leslie e Ricardo Dalai (2018). Como informa o subtítulo do texto, trata-se de uma paródia teatral de contos de fadas que desconstrói, com humor, estereótipos presentes nas narrativas clássicas infantis. O diferencial da obra, entretanto, é discutir tais questões a partir da perspectiva do príncipe, e não da princesa, como comumente vemos. Desta forma, o texto de Leslie e Dalai projeta, ao evidenciar a construção de uma nova figura feminina, a necessária desconstrução da figura masculina do príncipe, não acostumado a lidar com as novas princesas. Tal desconstrução promove, por sua vez, um movimento que se mostra circular e paradoxal depois de iniciado: a desconstrução do masculino exige a criação de um novo modelo, ou melhor dizendo, a reconstrução de um sujeito a partir das ruínas do sujeito antigo, pois, como toda jornada, o herói aqui também busca restabelecer o equilíbrio.

Referências

ARISTÓFANES. Lisístrata. Trad. Millôr Fernandes. Porto Alegre: L&PM, 2003.

BACHELARD, G. A poética do devaneio. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2006.

BARROS NETO, M. L. Psicanálise do Teatro Infantil: o papel conscientizados e terapêutico do teatro infantil. São Paulo: Traço, 1984.

BARTHES, R. A morte do autor. In. BARTHES, R. Rumor da língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004, p. 57-64.

BERTHOLD, M. História Mundial do Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2014.

BETTELEIM, B. A Psicanálise dos Contos de Fadas. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1978.

COMPAGNON, A. O trabalho da citação. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2007.

CONNELL, R.; PEARSE, R. Gênero: uma perspectiva global. São Paulo: NVersos, 2015.

EURÍPEDES. Medeia. Trad. Trajano Vieira. São Paulo: 34, 2010.

FREUD, S. Escritos sobre literatura. São Paulo: Hedra, 2014.

FREUD, S. O interesse da psicanálise do ponto de vista da ciência da estética (1913). In:_____. Totem e tabu e outros trabalhos. Rio de Janeiro: Imago, 2006.

FREUD, S. Psicanálise. In: ______. Um Estudo Autobiográfico, Inibições, Sintomas e Ansiedade, Análise Leiga e outros trabalhos (1925-1926). Tradução sob a direção de Jayme Salomão. Rio de Janeiro, Imago: 1996.

GIDDENS, A. A transformação da intimidade: sexualidade, amor e erotismo nas sociedades modernas. Trad. Magda Lopes. São Paulo: Unesp, 1993.

HOMERO. Odisseia. Trad. Christian Werner. São Paulo: Ubu Editora, 2018.

JENNY, L. A estratégia da forma. In: DÄLLEMBACH, L. et al. Poétique. Revista de Teoria e Análise Literárias. Intertextualidades. n. 27. Coimbra: Almedina, 1979, p. 19-45.

KRISTEVA, J. Introdução à semanálise. São Paulo: Perspectiva, 1974.

LESLIE, C.; DALAI, R. O príncipe atrasado: uma paródia teatral de contos de fadas. Londrina, PR: Madrepérola, 2018.

Nazareth, C. A. Trama: um olhar sobre o teatro infantil ontem e hoje. Rio de Janeiro: Lamparina, 2012.

PASCOLATI, S. Um mundo ao contrário, ou nem tanto. In: LESLIE, C.; DALAI, R. O príncipe atrasado: uma paródia teatral de contos de fadas. Londrina, PR: Madrepérola, 2018, p. 8-12.

SAMOYAULT, T. A intertextualidade. Trad. Sandra Nitrini. São Paulo: Aderaldo e Rothschild, 2008.

SHOWALTER, E. A crítica feminista no território selvagem. In: HOLLANDA, H. B. (Org.). Tendências e Impasses: o feminismo como crítica da cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 1994. p. 23-57.

SILVA, E. T. O Ato de Ler: fundamentos psicológicos para uma nova pedagogia da leitura. São Paulo: Cortez, 2005.

SIMON, L. C. S. Fundamentos para pesquisas sobre masculinidades e literatura no Brasil. Revista Estação Literária. Londrina, v. 16, p. 8-28, jun. 2016. Disponível em: < http://www.uel.br/pos/letras/EL/vagao/EL16-Art1.pdf>. Acesso em: 25 jun. 2019.

SÓFOCLES. Antígona. In: A trilogia tebana. Trad. Mário da Gama Kury. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998, p. 195-254.

WOLF, N. O mito da beleza: como as imagens de beleza são usadas contra as mulheres. Tradução de Waldéa Barcellos. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2019.

Publicado
2019-09-04