A (RE)CATEGORIZAÇÃO LEXICAL COMO PROPULSORA DAS ORIENTAÇÕES ARGUMENTATIVAS NO TEXTO

Palavras-chave: Objetos de argumentação, (Re)categorização lexical, Orientações argumentativas

Resumo

Neste trabalho, tem-se o intuito de propor uma análise de como ocorre a orientação argumentativa no texto motivada pela referenciação no discurso, sobretudo pelas (re)categorizações lexicais realizadas por expressões nominais. Apresentada não apenas como um dos cernes propulsores da compreensão do texto, tal atividade discursiva da (re)categorização lexical viabiliza a (re)construção dos referentes textuais, o que permite a observação na materialidade linguística do objeto, de acordo estabelecido na argumentação pelo produtor do texto com o intuito de persuadir ou convencer seu público. Para tanto, a fim de perceber a condução da argumentação, tem-se como referencial teórico as obras de Perelman e Olbrechts-Tyteca (1999), Abreu (2005) e Fiorin (2017), no que concerne à argumentação e, por sua vez, no que tange à referenciação, toma-se como base Koch (2004, 2011, 2015) e Cavalcante (2005).

Biografia do Autor

Yasmin Cibelle Soares da Silva Alves, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Mestranda do Programa de Pós- Graduação em  Letras, especialidade Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Email: cibellessalves@gmail.comO presente trabalho foi realizado com apoio da
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de
Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento
001
Maria Teresa Tedesco Vilardo Abreu, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Associada de Língua Portuguesa no Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de
Janeiro (UERJ). Pós-Doutora em Linguística pela Universidade de Colônia, Alemanha (2017). Doutora
em Linguística pela UFRJ (2002); Mestre em Linguística pela UFRJ (1992); Especialista em Linguística
Aplicada pela UERJ (1989). Email: teresatedesco@uol.com.br

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Publicado
2019-09-04