A INFLUÊNCIA DA LÍNGUA MATERNA EM AULAS DE LÍNGUA INGLESA DE UMA ESCOLA DE IDIOMAS: UM ESTUDO DE CASO

  • Kaline Brasil Pereira Nascimento
  • Sinara de Oliveira Branco

Resumo

Considerando as afirmações de Bakhtin (2006), a língua materna (LM) representa para o sujeito familiaridade, de forma que a palavra na língua nativa é vista como um irmão. A relação sujeito-LM está presente no contexto de ensino de língua estrangeira (LE), no entanto, é relevante que esse uso seja discutido. Sendo assim, este trabalho objetiva investigar a frequência do uso de LM por parte da professora de uma turma de língua inglesa de uma escola de idiomas, em Campina Grande-PB e analisar a (in)adequação desse uso. Para tanto, foram observadas e gravadas 9 aulas e utilizadas notas de campo; além de entrevista com a professora da turma. Observou-se que a LM foi utilizada nas aulas de LE, por parte da professora, no início das aulas, durante brincadeiras e durante atividades de leitura e escrita, revelando a influência da LM em sala de LE mesmo que esse uso seja negado pela professora, reforçando a afirmação de Bakhtin sobre a relação do sujeito com sua LM.