UMA RELEITURA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA POR MEIO DE RELATOS DE DOCENTES ATUANTES NOS ANOS INICIAIS

  • Karine Lôbo Castelano Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Eliana Crispim França Luquetti Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Resumo

Este estudo tem o propósito de discutir a respeito das práticas de leitura e escrita de duas professoras do 2º ano do Ensino Fundamental I de escolas públicas de Campos dos Goytacazes/RJ. Para tanto, a metodologia utilizada nesta pesquisa é de abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, uma vez que pretende descrever, analisar e interpretar questões emergentes dessa relação entre leitura e escrita (GIL, 2010). Percebemos que as docentes participantes desta pesquisa precisam abordar teorias estabelecendo uma ponte com a prática pedagógica. É importante que elas tenham consciência da necessidade de dominar determinados conhecimentos teóricos para tomar decisões fundamentadas no que diz respeito ao processo de inclusão e participação do aluno no mundo da leitura e da escrita.