CURRÍCULO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE PERNAMBUCO: REFLEXÕES SOBRE AS MUDANÇAS NOS SÉCULOS XIX E XX

  • Leila Britto de Amorim Lima UFPE
  • Telma Ferraz Leal UFPE

Resumo

As concepções de linguagem, língua e de ensino e aprendizagem na prática escolar estão intrinsecamente vinculadas ao seu contexto histórico e ideológico. Nesse sentido, observar as propostas curriculares, em seu processo de produção, pode nos oferecer indícios de como o ensino de Língua Portuguesa estava sendo concebido nos séculos XIX e XX nos currículos. Este estudo procurou investigar o lugar da língua portuguesa nas propostas curriculares de Pernambuco nos séculos XIX e XX. A metodologia empregada neste trabalho consistiu na análise de conteúdo e documental (BARDIN, 2007), uma vez que a preocupação central foi o de interpretar os significados expressos nos documentos oficiais, ultrapassando uma simples compreensão do real para uma sistematização mais complexa dos dados apresentados. Os resultados evidenciaram que, apesar das propostas curriculares de Pernambuco passarem por mudanças em seus princípios teóricos e metodológicos ao longo do tempo, a maioria delas concebia a linguagem como expressão de pensamento e, consequentemente, o trabalho com a língua materna estava voltado para a decifração de palavras, frases ou textos e a priorização da arte do bem escrever. Foi no final do Século XX que mudanças mais substanciais ocorreram, com a adoção de uma perspectiva funcionalista.