CONSTRUÇÃO DE SABERES NO MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS: UMA EXPERIÊNCIA COMPARTILHADA

  • Wagner Rodrigues Silva
  • Waldeny Berson de Sousa
  • Solange Freire de Castro Araújo

Resumo

Neste artigo, apresentamos o resultado de uma atividade de ensino e pesquisa desenvolvida com professoras da escola básica, responsáveis pelo ensino do Português como língua materna em escolas públicas brasileiras. A referida atividade foi orientada pela abordagem do letramento científico, e realizada como uma atividade curricular em um mestrado profissional para professores. Objetivou sustentar a tese de que a articulação de conteúdos das aulas de língua materna aos de outras disciplinas escolares pode auxiliar na elaboração de atividades produtivas de práticas de linguagens para o trabalho pedagógico na perspectiva dos estudos do letramento. 

Referências

ANDRADE, C. D. Contos de aprendiz. 1 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Fundamental II. Brasília: MEC, 1998.

______. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.

FRANCHI, C. Criatividade e gramática. In: POSSENTI, S. (Org.). Mas o que é mesmo “gramática”? São Paulo: Parábola Editorial, 2006, p. 34-101.

HARGREAVES, A.; FINK, D. Liderança sustentável: desenvolvendo gestores da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2007.

KLEIMAN, A. B. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 5 ed. Campinas: Pontes Editores, 1997.

NEVES, M. H. M. Gramática na escola. São Paulo: Editora Contexto, 1999.

SILVA, W. R. Estudo da gramática no texto: demandas para o ensino e a formação do professor de língua materna. Maringá: EDUEM, 2011.

______. Seleção textual no ensino interdisciplinar por projeto. Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Belo Horizonte: UFMG, v. 9, n. 1, p. 17-39. 2009.

SILVEIRA, R. A. Abordagem interdisciplinar de práticas pedagógicas sustentáveis de letramentos numa escola tocantinense de tempo integral. Araguaína, 2016. 216f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras – ProfLetras) – Programa de Pós-Graduação em Letras. Universidade Federal do Tocantins.

SOARES, M. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2017.

STREET, B. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na tecnologia, na etnografia e na educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2014. Tradução Marcos Bagno.

Publicado
2017-09-24