LETRAMENTOS CONTEMPORÂNEOS: A ERRÁTICA EXPANSÃO DAS FORMAS DE REPRODUÇÃO E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL NA ERA DA GLOBALIZAÇÃO RECENTE

  • Júlio Cesar Salles Boaventura
  • Branca Falabella Fabrício

Resumo

Este trabalho tem como objeto de estudo as práticas contemporâneas de letramentos e seus efeitos sobre a produção do conhecimento e da vida social. Trata-se de uma discussão teórica sobre como a expansão das práticas de letramentos, advindas de diferentes loci de enunciação, pôs em xeque a produção de saberes e subjetividades legitimados pela modernidade. Explorando a literatura recente sobre modos contemporâneos de produção de sentido, constatamos que o uso subversivo das novas tecnologias da informação e da comunicação e as contíguas práticas de letramentos têm fomentado formas de ativismo em que performances identitárias de gênero, classe, raça e sexualidade se entrecruzam. Com base em tal fenômeno, argumentamos que a interseccionalidade perpassa agendas políticas, abrangendo, concomitantemente, demandas singulares e coletivas.

Referências

COPE, B.; KALANTZIS, M. Multiliteracies: the beginning of an idea. In: COPE, B.; KALANTZIS, M. (Eds) Multiliteracies: literacies learning and the design of social futures. London: Routledge, 2000, p. 3-8.

BECK, U. A reinvenção da política: rumo a uma teoria da modernização reflexiva. In: BECK, U.; GIDDENS, A.; LASH, S. Modernização reflexiva: política, tradição e estética na ordem social moderna. São Paulo: UNESP, 1997, p. 11-71.

BLOMMAERT, J. Glassroots literacies. Writing, identity in Central Africa. London: Routledge, 2007.

BROCKMEIER, J.; OLSON, D. R. The literacy episteme: from Innis to Derrida. In: OLSON, D. R.; TORRANCE, N. (Orgs.). The Cambridge handbook of literacy. Cambridge: Cambridge University Press, 2009.

CLEMINSON, R.; GORDO, A. Relaciones tecnosexuales: de los molinos medievales a las páginas de encuentro. In: SÁDABA, I.; GORDO, A. (Coords.) Cultura digital e movimentos sociales. Madrid: Catarata, 2008, p. 25-48.

DICIONÁRIO escolar da língua portuguesa. Academia Brasileira de Letras. São Paulo: Companhia editora nacional, 2008.

DOBSON, T. M.; WILLINSKY, J. Digital Literacy. In: OLSON, D. R.; TORRANCE, N. (Orgs.). Cambridge Handbook of Literacy. Cambridge: Cambridge University Press, 2009, 286-312.

FUKUYAMA, F. O fim da História e o último homem. Rio de Janeiro: Rocco, 1992.

GIDDENS, A. Risco, confiança, reflexividade. In: BECK, U.; GIDDENS, A.; LASH, S. Modernização reflexiva: política, tradição e estética na ordem social moderna. São Paulo: UNESP, 1997, p. 219-234.

GINZBURG, C. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

HARDT, M.; NEGRI, A. Multidão. Rio de Janeiro: Editora Record, 2005.

HOBSBAWM, E. A era dos extremos: o breve século XX. 1914-1989. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

HYMES, D. Now I Know Only So Far: essays in ethnopoetics. Lincoln: University of Nebraska Press, 2003.

MIGNOLO, W. D. Histórias locais/projetos globais: colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

OLSON, D. R.; TORRANCE, N. (Eds.) The making of literate societies: literacy and social development. Oxford: Blackwell, 2001, p. x-xiii.

SÁDABA, I.; GORDO, A. La tecnologia es política por otros medios. In: SÁDABA, I.; GORDO, A. (Coords.). Cultura digital e movimientos sociales. Madrid: Catarata, 2008, p. 9-22.

SOUZA, L. M. Going beyond “here’s a culture, here’s a literacy”. Vision in Amerindian literacies. In: PRINSLOO, M.; BAYNHAN, M. Literacies, Global and Local. Amsterdam: John Benjamins Publish Company, v. 2, 2008, p. 193-213.

STREET, B. Ethnography of writing and reading. In: OLSON, D. R.; TORRANCE, N. (Orgs.). Cambridge Handbook of Literacy. Cambridge: Cambridge University Press, 2009, p. 329-345.

Publicado
2017-09-24