LITERATURA SURDA: CONTRIBUIÇÕES LINGUÍSTICAS PARA ALUNOS SURDOS, OS SUJEITOS DA EXPERIÊNCIA VISUAL NA ÁREA DA EDUCAÇÃO

  • Carilissa Dall’Alba
  • Marianne Stumpf

Resumo

O trabalho trata das contribuições da literatura surda para a educação de surdos em uma perspectiva bilíngue. O surdo constrói os seus significados por meio da experiência visual que perpassa a cultura surda. A circulação de literatura surda – uma das marcas culturais surdas – na educação de surdos colabora com a constituição de identidades surdas. Para a realização deste artigo foi necessário fazer pesquisas bibliográficas dos autores da área de educação de surdos com atravessamentos do campo de literatura surda e da literatura clássica, da qual foram feitas adaptações. A pesquisa foi desenvolvida com base no material existente, constituído principalmente de livros e artigos científicos. Foi feito um breve levantamento das obras publicadas no país, principalmente na literatura infantil. 

Referências

ALADIM e a lâmpada maravilhosa. Tradução em Libras de Ana Regina Campello e Nelson Pimenta. Petrópolis/RJ: Arara Azul, 2004. Disponível em: <http://editora-arara-azul.com.br/site/produtos/detalhes/60>. Acesso em: 23 nov. 2016.

BAUMAN, Z. Comunidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

BISOL, C. Tibi e Joca: uma história de dois mundos. Porto Alegre: Mercado Aberto, 2001.

CAMPELLO, A. R. S. Aspectos da visualidade na educação de surdos. Florianópolis, 2008. 245f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

CARROL, L. País das Maravilhas. Londres, Reino Unido: Macmillam, 2002.

COLLODI, C. Aventuras de Pinóquio. Lisboa, Portugal: Porto, 2003.

FORMOZO, D. Currículo e educação de surdos. Pelotas, 2008. 159f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade Federal de Pelotas.

GAMA, F. J. Iconographia dos signaes dos surdos-mudos. 2011. Disponível em: <http://editora-arara-azul.com.br/site/tribunalivre>. Acesso em: 20 nov. 2016.

GOMES, A. P. G. O imperativo da cultura surda no plano conceitual: emergência, preservação e estratégias nos enunciados discursivos. Santa Maria/RS, 2011. 103f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Maria.

HESSEL, C. H.; ROSA, F.; KARNOPP, L. B. Cinderela surda. Canoas: ULBRA, 2003.

KARNOPP, L. B. Literatura surda. Literatura, letramento e práticas educacionais: Grupo de Estudos Surdos e Educação. ETD – Educação Temática Digital. Campinas, v. 7, n. 2, p. 98-109, jun. 2006.

KARNOPP, L. B.; KLEIN, M.; LUNARDI-LAZZARIN, M. L. Produções, circulação e consumo da cultura surda brasileira. In: ______ ; ______ ; ______. (Orgs.). Cultura surda na contemporaneidade: negociações, intercorrências e provocações. Canoas: Ulbra, 2011. p. 15-28.

KUCHENBECKER, L. G. O feijãozinho surdo. Canoas: Ulbra, 2009.

LABORIT, E. O vôo da gaivota. São Paulo: Best Seller, 1994.

LOPES, M. C. Surdez & educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

MOURÃO, C. H. N. Literatura surda: produções culturais de surdos em língua de sinais. In: KARNOPP, L. B.; KLEIN, M.; LUNARDI-LAZZARIN, M. L. (Orgs.). Cultura surda na contemporaneidade: negociações, intercorrências e provocações. Canoas: Ulbra, 2011. p. 71-90.

PERLIN, G. T. T. Identidades surdas. In: SKLIAR, C. A surdez: olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 1998. p. 51-73.

PERLIN, G. T. T.; MIRANDA, W. Surdos: o narrar e a política. Ponto de Vista: Revista de Educação e Processos Inclusivos. Florianópolis, n. 5, p. 217-226, 2003.

QUADROS, R. M. de. Educação de surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre. Artes Médicas, 1997.

QUADROS, R. M. de; MASSUTTI, M. CODAs brasileiros: Libras e Português em zonas de contato. In: QUADROS, R. M. de; PERLIN, G. (Orgs.). Estudos Surdos II. Petrópolis/RJ: Arara Azul, 2007. p. 238-266.

QUADROS, R. M. de; KARNOPP, L. B. Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.

ROSA, E. F. Identidades surdas: o identificar do surdo na sociedade. In: PERLIN, G.; STUMPF, M. (Orgs.). Um olhar sobre nós surdos: leituras contemporâneas. Curitiba: CRV, 2012.

ROSA, F. S. Literatura surda: criação e produção de imagens e textos, 2006. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/791>. Acesso em: 23 nov. 2016.

ROSA, F. S.; KARNOPP, L. Patinho surdo. Canoas: Ulbra, 2005.

SACKS, O. W. Vendo vozes: uma viagem ao mundo dos surdos. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. Tradução de Laura Teixeira Motta.

SANTOS, W. Poesia esperança da escola bilíngue para surdos, 2013. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=b8P8V0BvJlg>. Acesso em: 23 nov. 2016.

SILVEIRA, C. H.; ROSA, F.; KARNOPP, L. B. Rapunzel surda. Canoas: Ulbra, 2003.

STOKOE JR., W. C. Sign language structure: an outline of the visual communication systems of the American deaf. Studies in linguistics, Buffalo, Occasional papers, n. 8, p. 3-37, 1960.

STROBEL, K. As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianópolis: UFSC, 2008.

Publicado
2017-09-24