PERCEPÇÃO-PRODUÇÃO DA FRICATIVA INTERDENTAL SURDA DO INGLÊS /θ/ TENDO COMO SUPORTE O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA

  • Anilda Costa Alves
  • Leônidas José da Silva Júnior

Resumo

No ensino de uma segunda língua é importante o reconhecimento de algumas diferenças existentes entre inventário fonêmico da língua materna e da língua-alvo, como também a existência de algumas mudanças na maneira como esses fonemas são estruturados. O não entendimento disto pode comprometer a percepção de determinados segmentos, visto que o aprendiz tem como base para entender a língua-alvo apenas o seu inventário fonêmico da língua materna. Este trabalho tem como objetivo analisar a eficácia do desenvolvimento da consciência fonológica no nível fonêmico no processo de percepção-produção da fricativa interdental surda por falantes brasileiros do inglês como segunda língua.

Referências

ALVES, U. K. Consciência dos aspectos fonético/fonológicos da L2. In: LAMPRECHT, R. R.; BLANCO-DUTRA, A. P. et al. (Orgs.). Consciência dos sons de língua: subsídios teóricos e práticos para alfabetizadores, fonoaudiólogos e professores da língua inglesa. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012, p. 170-192.

ALVES, A. C. A importância da consciência fonológica na aquisição do inglês como segunda língua. Guarabira, 2016. 53f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Letras) – Universidade Estadual da Paraíba.

AUN, E.; MORAES, M. C. P. de; SANSANOVICZ, N. B. Get together at the new English point, 3. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2005, p. 16.

BOERSMA, P.; WEENINK, D. Praat: doing phonetics by computer (Version 5.3). Disponível em: Acesso em: ago. 2014.

ELLIS, R. The study of second language acquisition. Oxford: Oxford University Press, 1994.

HAYES, B. Introductory phonology. Malden: Wiley-Blackwell, 2009.

JENKINS, J. English as a lingua franca: attitude and identity. Oxford: Oxford University Press, 2007.

JENKINS, J. The phonology of English as an international language: new model, new norms, new goals. Oxford: Oxford University Press, 2000.

JONGMAN, A.; BLUMSTEIN, S. Acoustic properties of dental and alveolar stop consonants: a cross-language study. Journal of phonetics, Providence, v 13, p. 235-251, 1985.

KRAMSCH, C. Context and culture in language teaching. Oxford: Oxford University Press, 1993.

LADEFOGED, P.; JOHNSON, K. A course in phonetics. 6 ed. Boston: Wadsworth, 2011.

MASCHERPE, M. Análise comparativa dos sistemas fonológicos do inglês e do português. Assis, 1970. 156f. Tese (Doutorado em Letras) – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Assis.

OTHERO, G. A. Processos fonológicos na aquisição da linguagem pela criança. ReVEL, Rio de Janeiro, v. 3, n. 5, p. 1-13, 2005.

POLIVANOV, E. La perception des sons díune langue Ètrangère. Travaux du Cercle Linguistique de Prague, Prague, v. 4, 1931, p. 79-96. [Tradução para o inglês: The subjective nature of the perceptions of language sounds. In: POLIVANOV, E. Selected works: articles on general linguistics. Mouton, The Hague, 1974, p. 223-237].

RAMOS, E. Transferência fonológica no ensino de língua inglesa. In: LIMA, D. C. de. (Org.). Ensino aprendizagem de língua inglesa: conversas com especialistas. São Paulo: Parábola Editorial, 2009, p. 53-58.

SILVA Jr, L. J. O ensino de pronúncia na formação do aluno de letras: contribuições da habilidade listening. In: IV Encontro de iniciação à docência (ENID), 2014, Campina Grande. Anais... Campina Grande: UEPB, 2014. p. 1-5. Disponível em: <http://www.editorarealize.com.br/revistas/eniduepb/anais. php>. Acesso em: 08 mar. 2015.

VASSEUR, M-T. Aquisição da L2: compreender como se aprende para compreender o desenvolvimento da competência em interagir em L2. In: DEL RÉ, A. (Org.). Aquisição da linguagem: uma abordagem psicolinguística. 2. ed., 3 reimp. São Paulo: Contexto, 2015, p. 85-111.

WIDDOWSON, H. G. Teaching language as communication. Oxford: Oxford University Press, 1978.