PIBID SUBPROJETO LETRAS ESPANHOL: PERCEPÇÕES E CONTRIBUIÇÕES ADVINDAS DOS ESTUDOS DE PAULO FREIRE

  • Gisélia Pereira Morin Universidade Federal de Santa Maria
  • Ivani Cristina Silva Fernandes UFSM

Resumo

O presente trabalho objetiva refletir sobre a proposta freireana de educação imbricadas nas intervenções realizadas pelo PIBID Subprojeto Letras Espanhol, durante o segundo semestre de 2016 e apresentar as contribuições que tal perspectiva trouxe para o subprojeto e para o ensino e aprendizagem de E/LE. Como aportes teóricos foram utilizados os estudos de Freire (2016), Botton e Armstrong (2014), Marcuschi (2008) e Flores (2012). Para atender os objetivos, optou-se pela pesquisa qualitativa. Em síntese, acredita-se que o trabalho contribuirá no processo de formação dos pibidianos, uma vez que proporciona reflexão sobre a prática, contribuindo para o processo de ensino de língua estrangeira, pois ao aproximar e problematizar a sala de aula e a realidade escolar, o aprendizado torna-se significativo.

Biografia do Autor

Gisélia Pereira Morin, Universidade Federal de Santa Maria
Graduada em Letras Espanhol e Literaturas de Língua Espanhola, UFSM. Pós-graduação em Especialização, UFSM.
Ivani Cristina Silva Fernandes, UFSM
do Departamento de Letras Estrangeiras e Modernas, da Universidade Federal de Santa Maria.

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Publicado
2018-04-07