INGLÊS PARA TRANSGREDIR: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DE ENSINO DO PIBID PARA A PROMOÇÃO DA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE LI

  • Erika Vieira Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK

Resumo

Considerando o subprojeto PIBID – Inglês como um locus de formação inicial e continuada de professores de língua estrangeira, objetiva-se proporcionar algumas reflexões a respeito das práticas pedagógicas produzidas pelos bolsistas e supervisores. Essas práticas coadunam-se com a perspectiva do ensino crítico da língua inglesa, tal como preconizam as OCEM (2006) e Mattos (2015), além do conceito de educação transgressora como prática da liberdade de hooks (2013). Os resultados alcançados se materializaram por meio dos relatos de algumas práticas pedagógicas que vão além do ensino de estruturas gramaticais e de práticas descontextualizadas. Tais práticas procuraram renovar os olhares para o cotidiano escolar em seu contexto social e, assim, estreitar os laços entre as escolas públicas e a formação pedagógica universitária.

Biografia do Autor

Erika Vieira, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK
Possui graduação em Letras - Licenciatura em Inglês pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001), mestrado em Literaturas de Expressão Inglesa (2004) e doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Atualmente é professora Adjunta C da UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK e membro do Centro de Estudos Shakespearianos. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas de Língua Inglesa e Língua Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Intermidialidade (Literatura e outras artes), Adaptações de Shakespeare e Ensino de Língua Inglesa.
Publicado
2018-12-31