A NOÇÃO DE ERRO PELO VIÉS DA FALHA: DISCUSSÕES SOBRE A PRÁTICA DA ESCRITA EM LÍNGUA ESPANHOLA

  • Karla Janaína Alexandre da Silva Instituto Federal de Alagoas (IFAL)
  • Fabiele Stockmans de Nardi Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

Resumo: Partindo das noções teóricas de língua e de sujeito tais como as compreende a AD (PÊCHEUX, 2009), o presente trabalho discorre sobre questões relacionadas à escrita em aulas de espanhol como língua estrangeira (E/LE). Através do tratamento que a escrita recebe nos livros didáticos, discutimos os modos de abordar o erro e as práticas decorrentes de sua identificação na construção de uma relação entre o sujeito-aprendiz e a língua estrangeira. Pretendemos avançar na discussão teórica sobre a falha (AD) e contribuir para ela seja vista como um importante elemento a ser observado pelo professor que, sem desconsiderar a necessidade de trabalhar questões de ordem linguística emergentes dessa prática, possa compreendê-la como um modo de o sujeito emergir no texto.

Biografia do Autor

Karla Janaína Alexandre da Silva, Instituto Federal de Alagoas (IFAL)
Possui Graduação em Letras com Licenciatura Plena em Língua Portuguesa e Espanhola (2002) e Especialização em Lingüística Aplicada ao Ensino de Língua Espanhola (2004) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestrado em Linguística (2014) pela mesma Universidade. É professora efetiva no Instituto Federal de Alagoas (IFAL) e membro do Núcleo de Estudos de Gêneros (NEGEN). Área de atuação: Ensino de Língua Espanhola e de Língua Portuguesa. 
Fabiele Stockmans de Nardi, Universidade Federal de Pernambuco
Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora efetiva na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Referências

Redação em LM e LE. In: CORACINI, M. J. (Org.) Interpretação, Autoria e Legitimação do Livro Didático. Campinas: Pontes, 1999, p. 127-135.

CORACINI, M. J. R. F. Língua estrangeira e língua materna: uma questão de identidade In: CORACINI, M. J. R. R (Org.) Identidade e Discurso. Campinas: UNICAMP; Chapecó: Argos, 2003, p. 139-159.

CELADA, M. T. O que quer, o que pode uma língua? Língua estrangeira, memória discursiva, subjetividade. In: Letras. Revista do Programa de Pós-graduação da Universidade de Santa Maria, V. 18 / n. 2, julho-dezembro de 2008.

DE NARDI, F. S. Um olhar discursivo sobre língua, cultura e identidade: reflexões sobre o livro didático para o ensino do espanhol como língua estrangeira. Porto Alegre, 2007. Tese (Doutorado em Teorias do Texto de do Discurso) – Instituto de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

_______________ Entre a rejeição e o acolhimento na língua do outro In: Revista Desenredo. Passo Fundo: Revista do Programa de Pós-graduação da Universidade de Passo Fundo, V. 5, n.2, p.182-193, julho-dezembro de 2009.

GADET, F; HAROCHE, C; HENRY, P; PÊCHEUX, M. Nota sobre a questão da linguagem e do simbólico em psicologia (1982) In: ORLANDI, E. Análise do discurso: Michel Pêcheux. Textos selecionados. Campinas: Pontes, 2011, p.55-71.

GALLO, S. Como o texto se produz: uma perspectiva discursiva. Blumenau: Nova Letra, 2008.

LEANDRO FERREIRA, M. C. Linguagem, Ideologia e Psicanálise In: Estudos da Língua (gem). Michel Pêcheux e a Análise do Discurso. Vitória da Conquista: [...] v.1, junho/2005, p. 9-15.

MAIA, M. C. G. O lapso da escrita como refúgio do sujeito. In: MARIANI, B (Org.) A escrita e os escritos. São Carlos: Editora Claraluz, 2006, p.31-44.

MARTÍN, I. Síntesis: curso de lengua española. Ensino Médio. São Paulo: Editora Ática, 2011. Volumes I.

OSMAN, S. et al. Enlaces: español para jóvenes brasileños. São Paulo: Macmillan do Brasil, 2010. Volumes III.

PÊCHEUX, M. Sur la (dé-)construction des theories linguistiques (1982), DRLAV, nº. 27. Tradução brasileira: Sobre a (des) construção das teorias linguísticas. Cadernos de Tradução do Instituto de Letras da UFRGS. 2ª ed. Porto Alegre, n. 04, out. 1998, p. 35-55.

_____________. Semântica e Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio (1975). Campinas: Editora UNICAMP, 2009.

SILVA, K. J. A. Os (des) caminhos da escrita na aula de escrita de língua estrangeira: Língua, sujeito e autoria no livro didático de E/LE. Recife, 2014. Dissertação (Mestrado em Linguística)- Pós-graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco.

Publicado
2018-10-19