DISCURSO E IDENTIDADE DOCENTE: UM ESTUDO COMPARATIVO DAS CAPAS DA REVISTA NOVA ESCOLA

  • Silvanya Suellem de Lima Romeu Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Palavras-chave: Discurso. Identidade. Professor. Revista Nova Escola.

Resumo

Resumo: A revista Nova Escola é uma publicação brasileira com periodicidade mensal e de ampla circulação nos meios educacionais. Desde o seu surgimento em 1986, o impresso se posiciona como objeto necessário para informar, atualizar e auxiliar o professor a desenvolver boas práticas educativas. Identificada como "a revista de quem educa", demonstra ser terreno fecundo para as investigações no campo da Educação. Questionamos como o professor é identificado no discurso das capas de Nova escola. Para compreender o objeto - sujeito professor - do qual trata este estudo e responder à problematização já estabelecida, objetivamos comparar duas capas da revista (edições 116 e 216), selecionadas para representar um década (1998-2008), e analisar a identidade docente no impresso. Os resultados da análise apontam para a construção de duas identidades opostas do professor: preparado e desqualificado. Tais resultados foram alcançados a partir do método arquegenealógico de Foucault que nos permitiu observar as estratégias discursivas da revista como mecanismo de identificação do sujeito professor.

Palavras-chave: Discurso. Identidade. Professor. Revista Nova Escola. 

Biografia do Autor

Silvanya Suellem de Lima Romeu, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Mestre em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande. Doutoranda em Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias na área das Ciências da Educação.

Referências

REFERÊNCIAS

Fontes

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Publicado
2018-12-31