CLUBE DE LEITURA: ESTRATÉGIA PARA FORMAÇÃO DE LEITORES

  • Thiago Alves Valente UENP
  • Juliete Rosa Domingos UENP
Palavras-chave: Animação de leitura. Clube de leitura. Literatura infantil

Resumo

Este trabalho apresenta o processo de implementação de um clube de leitura (clube do livro) como um espaço democrático de formação de leitores, tendo em vista o legítimo encontro entre o leitor e a leitura de literatura, em uma escola no interior paulista. O projeto foi construído com base no trabalho de Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira de Aguiar, Literatura: a formação do leitor: alternativas metodológicas (1988), que traz reflexões sobre a leitura literária na escola em práticas da sala de aula; e nos estudos de João Luís Ceccantini (2009) que apresentam a “animação de leitura” como proposição para o trabalho de incentivo à leitura. O projeto, portanto, veio ao encontro dos princípios discutidos acerca da escolarização adequada da literatura, principalmente a denominada infantojuvenil, visto que, aliando pressupostos teóricos às práticas pedagógicas, buscou sistematizar ações que centralizaram a leitura do texto literário na escola, respeitando sua natureza específica (LAJOLO, 1982, p. 53).

Biografia do Autor

Thiago Alves Valente, UENP
Professor Associado. Centro de Letras, Comunicação e Artes (CLCA), Campus Cornélio Procópio (CCP), da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Membro dos grupos de pesquisa Crítica e Recepção Literária (UENP) e Leitura e Literatura na Escola (UNESP).
Juliete Rosa Domingos, UENP
Professora de Língua Portuguesa na rede pública de ensino de São Paulo. Graduação em Letras/Inglês (UENP). Especialização em Estudos Linguísticos e Literários (UENP). Mestrado Profissional PROFLETRAS (UENP).

Referências

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Publicado
2020-01-12
Seção
Dossiê Temático