A ORALIDADE EM PROPOSTAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE ENSINO

  • Elaine Cristina Forte-Ferreira Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
  • Leiliane Aquino Noronha Universidade Federal Rural do Semi-Árido – (UFERSA) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN)
  • Juliana Gurgel Soares Universidade Federal Rural do Semi-Árido – (UFERSA) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN)

Resumo

O objetivo desta pesquisa é discutir o espaço que se tem destinado para a modalidade oral em propostas pedagógicas desenvolvidas no contexto da educação básica na rede pública do Estado do Ceará. Para tanto, amparamo-nos, especialmente, em Bakhtin (2006), Marcurschi; Dionisio (2007), Forte-Ferreira (2014), Bueno; Costa-Hubes (2015) e em Araújo; Silva (2016). Assim, como corpus, analisamos doze projetos científicos apresentados na VIII Feira Regional de Ciências e Cultura – Ceará científico. Os resultados apontaram uma carência no tocante à abordagem da modalidade oral em sala de aula, demonstrando uma supremacia da escrita. Além disso, um equívoco nas atividades destinadas para o trabalho com a oralidade, já que estas se apresentaram em sua maioria como uma prática de oralização da escrita.

Biografia do Autor

Leiliane Aquino Noronha, Universidade Federal Rural do Semi-Árido – (UFERSA) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN)
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino – POSENSINO, em associação entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – (UERN), Universidade Federal Rural do Semi-Árido – (UFERSA) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN). Integrante do Grupo de Pesquisa Oralidade, Letramentos e Ensino – ORALE
Juliana Gurgel Soares, Universidade Federal Rural do Semi-Árido – (UFERSA) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN)
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino – POSENSINO, em associação entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – (UERN), Universidade Federal Rural do Semi-Árido – (UFERSA) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN). Integrante do Grupo de Pesquisa Oralidade, Letramentos e Ensino – ORALE
Publicado
2018-04-07