NA RELEITURA DE O BURGUÊS FIDALGO, UM PROJETO EM PROL DA FORMAÇÃO DE NEOLEITORES
Resumo
Esse artigo apresenta uma leitura do perfil de leitor idealizado pela adaptação da peça O burguês fidalgo, de Molière, por Walcyr Carrasco (2003). Como parte da Coleção Palavra da gente – EJA , a obra passa por um explícito projeto de reendereçamento ao público da modalidade educacional de jovens e adultos. Considerando os pressupostos da estética da recepção, que atribuem um papel significativo para o leitor na configuração dos textos, recorremos ao significado substantivo e adjetivo dos gêneros literários (ROSENFELD, 1985) para analisar os traços estilísticos do drama que prevalecem nessa peça. Os expedientes lançados pelo dramaturgo, nesse processo, evidenciam uma tentativa de manipulação dos sentidos possíveis para o texto, assumindo alguns aspectos que seriam mais característicos do gênero épico.
Referências
ADORNO, T.; HORKHEIMER, M.. ―O Iluminismo como mistificação das massas‖. In: COSTA LIMA, L. Teoria da cultura de massa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.
ALENCAR, J. A.. O burguês ridículo: Introdução. In: MOLIÈRE. O burguês ridículo. Trad. José Almino. Adapt. Guel Arraes e João Falcão. Rio de Janeiro: Sette Letras, 1996. Disponível em: <http://www.casaruibarbosa.gov.br/dados/DOC/artigos/aj/FCRB_JoseAlminoAlencar_Burgues_ridiculo.pdf> Acesso em: set. 2014.
ARRIGUCCI JR., D. Teoria da narrativa: posições do narrador. In: Jornal da Psicanálise. São Paulo: SBPC, vol. 31, nº 57, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Proposta Curricular para a educação de jovens e adultos: segundo segmento do ensino fundamental: 5ª a 8ª série: introdução / Secretaria de Educação Fundamental, 2002.
CADEMARTORI, L.. O professor e a literatura para pequenos, médios e grandes. Belo Horizonte: Autêntica editora., 2009 – (Série Conversas com o Professor ; 1).
CANDIDO, A.. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos 1750-1880. 15ª ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2014.
CARRASCO, W.. O burguês fidalgo / Molière; Tradução e adaptação, organização e apresentação Marisa Lajolo. – 1. Ed. – São Paulo: Moderna, 2003 (Coleção Palavra da gente; V. 5. Peça teatral).
COELHO, N. N.. Panorama histórico da literatura infantil/juvenil. 5ª ed. Amarilys, 2010.
COMPAGNON, A. O demônio da teoria – Literatura e senso comum. Trad. Cleonice Paes Barreto Mourão, Consuelo Fortes Santiago – Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2001 (Humanitas).
CORRÊA, Suani Trindade. De O avarento de Moliére, a mão de vaca dos palhaços trovadores: o texto teatral em processo. Dissertação de Mestrado (Letras). Universidade Federal do Pará. Belém, 2011.
ECO, U.. Seis passeios pelos bosques da ficção. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
FLORY, A. V.. Literatura e teatro: encontros e desencontros formais e históricos. In: Revista JIOP, Nº 1, Departamento de Letras, 2010.
FORMIGA, G. M.. Adaptação de clássicos literários: uma história de leitura no Brasil. João Pessoa, 2009. 262 f. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal da Paraíba.
GERALDI, J. W. (Org.). O texto na sala de aula. 4. ed. São Paulo: Ática, 2008.
PAIVA, J.. Neoleitor. In: FRADE, I. C. A. da S.; COSTA VAL, M. da G.; BREGUNCI, M. das G. de C.. (Orgs). Glossário CEALE: Termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte: UFMG / Faculdade de Educação, 2014. Disponível em: www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/. Acesso: Mai / 2018.
ISER, W.. O ato da leitura – uma teoria do efeito estético, v. 1, São Paulo: Editora 34, 1996.
LAJOLO, M.. Apresentação: Uma comédia de ontem, de hoje, de sempre. In: CARRASCO, Walcyr. O burguês fidalgo / Molière; Tradução e adaptação, organização e apresentação Marisa Lajolo. – 1. Ed. – São Paulo: Moderna, 2003 (Coleção Palavra da gente; V. 5. Peça teatral).
_______. Entrevista a Iracema Nascimento. A leitura como moeda de trânsito social. In: VÓVIO, Cláudia Lemos; MOURA, Mayra; RIBEIRO, Vera Masagão e SANTANA, Wagner. Políticas e práticas de leitura no Brasil. São Paulo: Ação Educativa, 2003. (Série Em Questão, nº 2).
LIMA, E. A. P.; EITERER, C. L.. Acervo literário destinado ao público da EJA: Coleções Palavra da Gente, É só o Começo e Literatura para Todos. Disponível em: http://www.catedraunescoeja.org/GT07/COM/COM005.pdf. Acesso em: set. 2014.
ROSENFELD, A.. O teatro épico. São Paulo, Perspectiva, 1985.
TIEPOLO, E. V.. Neoleitores no Brasil Alfabetizado. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=751&Itemid=. Acesso em 05 out. 2014.
_______. Uma política de leitura para todos: leitores e neoleitores. In: MACHADO, Maria Margarida. Em Aberto, Brasília, v. 22, n. 82, p. 121-133, nov. 2009.
TIUMAN, Patrícia Elisabel Bento. Produção literária infantil e juvenil de Walcyr Carrasco: uma análise da construção narrativa e da representação de grupos sociais (1979 - 2010). 140 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá. Maringá, 2011.
Copyright (c) 2018 Revista Leia Escola
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.