NA RELEITURA DE O BURGUÊS FIDALGO, UM PROJETO EM PROL DA FORMAÇÃO DE NEOLEITORES

  • Alessandra Oliveira dos Santos Beltramim Universidade Estadual de Maringá
  • Mírian Hisae Yaegashi Zappone Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Resumo

Esse artigo apresenta uma leitura do perfil de leitor idealizado pela adaptação da peça O burguês fidalgo, de Molière, por Walcyr Carrasco (2003). Como parte da Coleção Palavra da gente – EJA , a obra passa por um explícito projeto de reendereçamento ao público da modalidade educacional de jovens e adultos. Considerando os pressupostos da estética da recepção, que atribuem um papel significativo para o leitor na configuração dos textos, recorremos ao significado substantivo e adjetivo dos gêneros literários (ROSENFELD, 1985) para analisar os traços estilísticos do drama que prevalecem nessa peça. Os expedientes lançados pelo dramaturgo, nesse processo, evidenciam uma tentativa de manipulação dos sentidos possíveis para o texto, assumindo alguns aspectos que seriam mais característicos do gênero épico.

Biografia do Autor

Alessandra Oliveira dos Santos Beltramim, Universidade Estadual de Maringá
É aluna da Pós Graduação em Letras (Doutorado), da UEM - Universidade Estadual de Maringá. Possui mestrado em Letras (2013), também pela UEM, na área de estudos Literários, campo literário e formação de leitores e é especialista em Língua, Literatura e Ensino (2007) pela UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, onde também se licenciou em Letras - Português (2004). Também se especializou em Gestão do trabalho pedagógico: Supervisão e orientação escolar (2011) e em Metodologia do Ensino da Arte (2013). Em 2013, concluiu a habilitação em Língua Inglesa, pela Fafijan e iniciou a licenciatura em pedagogia pela UEM. Foi bolsista da CAPES, atuou como coordenadora pedagógica e como professora de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental, Médio, Cursinho (Gramática e Redação) e Ensino Superior, atuou como tutora do curso de Pedagogia da UEM (EAD), trabalhando na orientação de TCCs, foi tutora presencial do Curso de especialização em Gestão Escolar, pela Unicentro, no Polo UAB de Ivaiporã e, atualmente, é professora do Quadro Próprio de Magistério da Secretaria Estadual de Educação do Paraná. Suas pesquisas abordam, principalmente, os seguintes temas: literatura infantojuvenil, formação do leitor, letramento literário, leitura e escola.
Mírian Hisae Yaegashi Zappone, Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (1988), mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993) e doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, letramento literário, literatura infanto-juvenill brasileira e educação literária.

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Publicado
2018-07-31