AULA DE LEITURA: POR UMA ARTICULAÇÃO DO ESTUDO DE GÊNERO DE TEXTO COM A ANÁLISE LINGUÍSTICA

  • Adair Vieira Gonçalves Universidade Federal da Grande Dourados
  • Paula Francineti de Araújo Instituto Técnico Federal de São Luís/MA

Resumo

 Resumo: Como desenvolver aula de leitura produtiva em sala de aula? É uma pergunta que objetiva apresentar um dispositivo didático aos professores em formação inicial e continuada, para turmas do Ensino Fundamental ou Médio, com base no modelo comunicativo-interativo de leitura e no modelo didático do gênero textual. A primeira etapa sugerida para as aulas de leitura consiste em orientar e ativar os conhecimentos partilhados pelos alunos para facilitar a leitura (CICUREL, 1991; LEURQUIN, 2001; 2014); na segunda etapa, recomenda-se  um trabalho sistemático com as dimensões ensináveis referentes ao conjunto de observáveis, e ao contexto de produção, conjunto de parâmetros que exerce uma influência sobre a forma como o texto se organiza e aos níveis do folhado textual. (BRONCKART 2007; ADAM, 2008; DOLZ, GAGNON E DECÂNDIO, 2010).

Palavras-chave: Leitura comunicativo-interativa. Gênero de texto. Modelo Didático.

Biografia do Autor

Adair Vieira Gonçalves, Universidade Federal da Grande Dourados
Doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela Unesp Araraquara.
Paula Francineti de Araújo, Instituto Técnico Federal de São Luís/MA
Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará

Referências

REFERÊNCIAS

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Publicado
2018-07-31