QUEM TEM MEDO DO ENADE? UM ESTUDO ACERCA DAS HABILIDADES DE LEITURA CONFIGURADAS NA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DAS PROVAS DE “FORMAÇÃO GERAL”

  • Fernando Teixeira Luiz UNOESTE
Palavras-chave: ENADE, Leitura, Avaliação, Gêneros Textuais.

Resumo

Entre os grandes problemas que afetam o cenário educacional contemporâneo, encontram-se as dificuldades de estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio, bem como de egressos dos cursos de graduação, na realização de exames de âmbito estadual e nacional (SARESP, ENEM, ENADE etc). Recentes pesquisas atestam que, possivelmente, a origem de tais impasses resida nas deficiências e fragilidades no processo de formação de leitores, uma vez que o aluno não adquire a habilidade de fazer inferências e detectar uma informação implícita. Considerando esse quadro, o presente estudo tem como objetivo central problematizar a proposta de avaliação inscrita nas provas do ENADE, verificando como as habilidades de leitura se tornam elemento preponderante para a resolução dos exercícios. A rigor, pretende-se analisar o caderno de “Formação Geral”, contemplando apenas uma amostragem de três questões. Cada uma foi extraída de três provas diferentes (Pedagogia (2011), Administração (2015) e Ciências Biológicas (2017)). Os dados coletados foram processados e devidamente analisados à luz das recentes teorias da leitura e das reflexões contemporâneas sobre avaliação.

Biografia do Autor

Fernando Teixeira Luiz, UNOESTE
Pós-doutorado em Literatura Comparada e Identidades Culturais pelo Departamento de Letras Modernas, Faculdade de Ciências e Letras/ Assis. Doutor em Letras (Leitura, Crítica e História Literária) e Mestre em Educação (Práticas Educativas em Leitura e Literatura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, graduação em Pedagogia pela mesma universidade e Letras pela UNINTER. Professor da Universidade do Oeste Paulista/ FACLEPP, atuando nos cursos de Letras, Pedagogia e Artes Visuais, ministrando as disciplinas de Semiótica, Leitura e Produção de Textos e as Literaturas Infantil e Juvenil. 

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Publicado
2020-01-12
Seção
Dossiê Temático