AS DIRETRIZES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO PARA O ENSINO DE LITERATURA: UMA ANÁLISE

  • Fabíola Ribeiro Farias Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Luiz Percival Leme Britto Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Zair Henrique Santos Universidade Federal do Oeste do Pará
Palavras-chave: Leitura literária. Ensino Médio. BNCC. Pedagogia Histórico-crítica

Resumo

O artigo apresenta e discute as diretrizes estabelecidas na Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio para o ensino de literatura. Para isso, reflete sobre as contribuições da leitura literária na formação de adolescentes e jovens à luz da concepção de trabalho educativo postulada pela Pedagogia Histórico-crítica, apresenta as recomendações do documento e analisa cada uma das habilidades descritas para a área. Conclui que a oferta de literatura no Ensino Médio brasileiro, tal como consolidada pela prática e como estabelecida na Base, não contribui para o desenvolvimento do trabalho educativo, nos termos propostos pela Pedagogia Histórico-crítica.

Biografia do Autor

Fabíola Ribeiro Farias, Universidade Federal do Oeste do Pará
Graduada em Letras, mestre e doutora em Ciência da Informação pela UFMG. É leitora-votante da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Tem experiência profissional e acadêmica nos seguintes temas: biblioteca pública, políticas públicas na área de livro, leitura e bibliotecas, leitura, formação de leitores, literatura, livros para crianças e jovens. Realiza pesquisa de pós-doutorado na Universidade Federal do Oeste do Pará.
Luiz Percival Leme Britto, Universidade Federal do Oeste do Pará

Luiz Percival Leme Britto é Graduado em Letras (Universidade Estadual de Campinas), mestre e doutor em Linguística (Universidade Estadual de Campinas). É professor da Universidade Federal do Oeste do Pará e leitor-votante da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Tem experiência no ensino de língua portuguesa, leitura e escrita, É coordenador do Lelit – Grupo de Pesquisa e Intervenção em Leitura, Escrita e Literatura na Escola, da Universidade Federal do Oeste do Pará.

Zair Henrique Santos, Universidade Federal do Oeste do Pará

Zair Henrique Santos é graduado em Letras (Universidade Federal do Pará), mestre em Letras: Linguística e Teoria Literária (Universidade Federal do Pará) e doutor em Educação: Ensino e Práticas Culturais (Universidade Estadual de Campinas). É professor da Universidade Federal do Oeste do Pará. Tem experiência na área de Letras e Pedagogia, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura e escrita; letramento; literatura de expressão amazônica; literatura oral; imaginário popular; narrativas modernas e literatura infantojuvenil. É coordenador adjunto do Lelit – Grupo de Pesquisa e Intervenção em Leitura, Escrita e Literatura na Escola, da Universidade Federal do Oeste do Pará.

Referências

BARTHES, Roland. Aula. São Paulo: Cultrix, [19--].

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.

BRITTO, Luiz Percival Leme. A sombra do caos – ensino de língua x tradição gramatical. Campinas: Mercado de Letras, 1997.

CÁSSIO, Fernando. Existe vida fora da BNCC? In: CÁSSIO, Fernando; CATELLI JR., Roberto. Educação é a Base? 23 educadores discutem a BNCC. São Paulo: Ação Educativa, 2019.

COMPAGNON, Antoine. Literatura para quê? Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.

TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Rio de Janeiro: Difel, 2009.

Publicado
2020-01-12
Seção
Dossiê Temático