LEITURA E FORMAÇÃO DO LEITOR: A CONSTRUÇÃO DE EFEITOS DE SENTIDOS NO PROCESSO DE INTERAÇÃO VERBAL

  • Marta Aparecida Broietti Henrique FACULDADE DE PRESIDENTE PRUDENTE
  • Neuraci Rocha Vidal Amorim Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" Campus de São José do Rio Preto http://orcid.org/0000-0003-1719-2435
Palavras-chave: Efeitos de sentido, Leitura e formação do leitor, Interações verbais.

Resumo

Este trabalho apresenta uma contribuição para a elaboração de atividades de leitura e formação do leitor com base em alguns conceitos ligados aos estudos do discurso. Com finalidade didática, realiza uma discussão conceitual a respeito das condições de produção e memória discursiva, noções da Análise do Discurso (AD) de orientação pecheutiana, para dar suporte a práticas de leitura em sala de aula. Faz uma breve recuperação do percurso da AD e de noções que oferecem a possibilidade de uma análise discursiva, bem como analisa uma materialidade linguística a fim de mostrar como as concepções teóricas podem favorecer o desenvolvimento de um trabalho de leitura na escola. As considerações finais apontam para a necessidade de identificação de procedimentos de análise cuja função seja facilitar ao leitor o reconhecimento de que os sentidos não são constituídos pelos textos, mas pelas interações verbais.

Biografia do Autor

Marta Aparecida Broietti Henrique, FACULDADE DE PRESIDENTE PRUDENTE
Doutora em Estudos Linguísticos (UNESP-S. J. do Rio Preto), mestre em Linguística e Filologia da Língua Portuguesa (UNESP-Assis), especialista em Língua Portuguesa e graduada em Letras (Português-Inglês) pela UEL. Professora da Faculdade de Presidente Prudente.
Neuraci Rocha Vidal Amorim, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" Campus de São José do Rio Preto
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, área: Linguística Aplicada da UNESP Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" Campus de São José do Rio Preto. Mestra em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, área: Linguística Aplicada da UNESP Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" Campus de São José do Rio Preto. Possui graduação em Letras Licenciatura Plena Português- Inglês pelo Centro Universitário de Votuporanga- UNIFEV. Cursou o Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento para o Magistério- CEFAM. Atualmente é professora do Ensino Fundamental I da rede municipal de ensino de Votuporanga e professora na Faculdade Futura em Votuporanga.

Referências

ABREU, A. S. A arte de argumentar: gerenciando razão e emoção. 6 ed. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2003.

BRITO, L. A. N. de. (Re)Lendo Michel Pêcheux: como a análise do discurso de linha francesa apreende a materialidade discursiva?. Eutomia, Recife, jul/2012, p. 542-562, 2012.

CANDIDO, A. O direito à literatura. In:______.Vários escritos. 4. ed. Duas Cidades/ Ouro sobre o azul: Rio de Janeiro/São Paulo, 2004, p.169-191. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4208284/mod_resource/content/1/antonio-candido-o-direito-a-leitura.pdf. Acesso em: 20/06/2019

CARDOSO, S. H. B. Discurso e ensino. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

FRANÇA, T. M. Um olhar sobre o conceito de memória discursiva de Michel Pêcheux. Interletras, Dourados, v. 4, n.22, out/mar, p.1-10, 2010. Disponível em: http://www.unigran.br/interletras/ed_anteriores/n22/artigos/17.pdf. Acesso em: 07/09/2018

FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. Tradução Luiz Felipe B. Neves. 8. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2017. p. 03-48.

GREGOLIN, M. do R. Foucault e Pêcheux na construção da análise do discurso: diálogos e duelos. São Carlos, SP: ClaraLuz, 2004. p.17-64.

LEITÃO, S. O lugar da argumentação na construção do conhecimento em sala de aula. In: LEITÃO, S.; DAMIANOVIC, M. C. A argumentação na escola: o conhecimento em construção. Campinas, SP: Pontes, 2011, p.13-46.

MAZIÈRE, F. A análise do discurso: história e práticas. Tradução Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola Editorial, 2007. p.45-73.

MELO, J. M. de. Jornalismo opinativo: gêneros opinativos no jornalismo brasileiro. 3. ed. Campos do Jordão, SP: Mantiquera, 2003.

MUSSALIM, F. Análise do discurso. In: _______; BENTES, A. C. (Orgs.). Introdução à linguística: domínios e fronteiras. 8.ed. São Paulo: Cortez, 2012. p. 113-165.

ORLANDI, E. P. Discurso em análise: sujeito, sentido, ideologia. 3.ed. Campinas, SP: Pontes, 2017.

______. Análise de Discurso: Princípios e procedimentos. Campinas, SP: Pontes, 2007.

______. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. 4 ed. Campinas, SP: Pontes, 2003.

______ . Discurso e leitura. 3.ed. Cortez, São Paulo; Unicamp, Campinas, SP: Pontes,1996.

PECHÊUX, M. O discurso: estrutura ou acontecimento. Tradução Eni Pulcinelli Orlandi. Campinas: Fontes, 1990.

ZILBERMAN, R. O papel da literatura na escola. Via Atlântica. n.14, dez/2008, p.11-22, 2008. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/50376/54486. Acesso em: 20/06/2019.

WEEDWOOD, B. História concisa da linguística. Tradução Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2002.

Publicado
2020-01-12
Seção
Dossiê Temático