LEVAR A LER EM “LUGARES DISTANTES”: UMA PROPOSTA DE LEITURA

  • Alessandra Maria de Mesquita
Palavras-chave: Leitura, Literatura, Formação do leitor, Biblioteca escolar

Resumo

Este trabalho está vinculado ao Programa de Mestrado Profissional em Letras – Profletras, ao Grupo de Estudos Leitura e Intervenção em Literatura Infantil e juvenil na Escola – Lelit, da Universidade Federal do Oeste do Pará – Ufopa – e segue a linha de pesquisa Literatura infantil, literatura e educação, formação de leitor. O objetivo deste é investigar as condições e possibilidades de instituir um lugar de levar a ler em uma escola municipal de ensino fundamental no município Monte Alegre-PA. A metodologia adotada consiste em pesquisa de intervenção com a organização de uma biblioteca na escola e o desenvolvimento de atividades de leitura. O estudo iniciou no primeiro semestre de 2017 e se estendeu até outubro de 2018. A base teórica é: Britto (2012, 2015), Candido (2011), Silva (1984, 1993), Santos (2016), Bértolo (2014) e Saviani e Duarte (2010). Os resultados apontam que houve um entusiasmo da escola em utilizar a biblioteca escolar organizada e realizar atividades de leitura com os alunos. Contudo, não alcançou uma proposta mais sólida de todo o corpo docente. Algumas ações desenvolvidas foram contínuas, mas não coletivas.  

Biografia do Autor

Alessandra Maria de Mesquita
É mestra em Letras pelo Profletras (2019), pós-graduada em Informática e as Novas Tecnologias Educacionais pela ULBRA (2009), graduada em Letras: Português/Inglês pela Ufopa (2015) e graduada em Pedagogia pela UFPA (2006). Atualmente é especialista em educação no Colégio Francisco Nobre de Almeida e professora na Escola Dr. Dátis. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Coordenação Pedagógica, Informática Educativa, Biblioteca Escolar, Leitura, Literatura e regência em educação geral nas séries iniciais e história, geografia, redação, educação religiosa, educação artística, estudos amazônicos e língua portuguesa nas séries finais do ensino fundamental.

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Publicado
2020-01-12
Seção
Dossiê Temático