O “RE-ENACTMENT”, A “APROPRIAÇÃO” E O “COVER” COMO MODELOS DE PRODUÇÃO E ENSINO DE LITERATURA - UMA POSSIBILIDADE DA ABORDAGEM TRIANGULAR

  • Eduardo de Almeida Santos UFRJ/SEEDUC
Palavras-chave: dramaturgia, dispositivo, memória, abordagem triangular.

Resumo

O presente trabalho denominado “O “re-enactment”, a “apropriação” e o “cover” como modelos de produção e ensino de Literatura, - uma possibilidade da abordagem triangular - trata das questões relativas às possibilidades de aplicação da abordagem triangular em práticas de semelhanças, criação, refeituras e leituras no ensino de Letras, Performance e Artes no que tange ao campo da Literatura (e das literalidades).  Este artigo, pretende, através de um estudo de caso, distender um estudo teórico-prático, tendo como objeto especifico as produções e os métodos de criação do “Apalpe” e do “Agências de Redes para juventude” bem como os resultados produzidos pelos mesmos. Desse modo, este trabalho pretende expor conceitos e procedimentos como: processos de escrita, potência criativa, “re-enactment”, a “apropriação” e o “cover” entre outros.

Biografia do Autor

Eduardo de Almeida Santos, UFRJ/SEEDUC
Mestre em Letras pela UFRJ sendo Bolsista aluno Nota 10 da FAPERJ. Possui graduação em Administração pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2006) e em Teatro pela Unirio 2012. Diretor, encenador do e professor de Teatro, Arte e Publicidade em diversas instituições. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Dramaturgia, Direção e Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: Teatro de Grupo, Teatro Comunidade , Teatro de Rua e Tragédias.

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Publicado
2020-01-12
Seção
Dossiê Temático