O ensino da escrita no Ensino Fundamental: relato de uma experiência pedagógica

  • Doris Regina Mieth Dal Magro Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Rita Maria Decarli Bottega Universidade Estadual do Oeste do Paraná-Unioeste

Resumo

Este trabalho analisa uma experiência pedagógica com a produção textual realizada com estudantes do Ensino Fundamental. O ensino da escrita nas escolas precisa ser significativo para que os alunos sejam  estimulados continuamente  a escrever e superar as suas dificuldades. Nesse processo de aprendizagem, a mediação pedagógica, mais do que corrigir, funciona como uma orientação para o estudante (re)organizar a sua produção. Para tanto entendemos a necessidade de se construir uma relação pedagógica colaborativa entre professor e aluno, alicerçada na pesquisa e na organização dos procedimentos didáticos adotados em sala de aula. A base teórica está pautada na concepção interacionista da linguagem.

Biografia do Autor

Doris Regina Mieth Dal Magro, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Professora de Português da rede pública do Estado do Paraná; Mestranda do Mestrado Profissional em Letras - Profletras.
Rita Maria Decarli Bottega, Universidade Estadual do Oeste do Paraná-Unioeste
Professora Doutora em Educação do Mestrado Profissional em Letras na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste); professora do curso de gradução em Letras da Unioeste.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. 6. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2015.

BAKHTIN, Mikhail; VOLOCHINOV, V.N. Marxismo e Filosofia da Linguagem. 16. ed. São Paulo: Hucitec, 2014.

GARCEZ, Lucília H. Carmo. Técnicas de Redação: o que é preciso saber para bem escrever. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

GERALDI, João Wanderley. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro e João editores, 2015.

GERALDI, João Wanderley. Portos de Passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

MARCUSCHI, Luiz Antonio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MENEGASSI, José Renilson; MOTERANI, Natalia Gonçalves. Aspectos linguístico-discursivos na revisão textual-interativa. Trabalho Linguística Aplicada. Campinas, n(52.2): 217-227, jul./dez. 2013.

MORAIS, Artur Gomes de. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 2009.

NEVES et al. Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2011.

RIOLFI, Claudia et al. In: CARVALHO, Anna Maria Pessoa (Coord.). Ensino de Língua Portuguesa. São Paulo: Cengage Learning, 2014.

ROJO, Roxane H. Rodrigues. Letramento e capacidade de leitura para a cidadania. In: FREITAS, Maria Tereza de A.; COSTA, Sérgio Roberto (Org.). Leitura e escrita na formação de professores. Juiz de Fora, MG: Universidade Federal de Juiz de Fora, 2002, p. 1-8.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

ZABALA, Antoni. ARNAU, Laia. Como ensinar e aprender competências. Porto Alegre: Artmed, 2010.

Publicado
2018-04-07