O ensino da escrita no Ensino Fundamental: relato de uma experiência pedagógica

  • Doris Regina Mieth Dal Magro Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Rita Maria Decarli Bottega Universidade Estadual do Oeste do Paraná-Unioeste

Resumen

Este trabalho analisa uma experiência pedagógica com a produção textual realizada com estudantes do Ensino Fundamental. O ensino da escrita nas escolas precisa ser significativo para que os alunos sejam  estimulados continuamente  a escrever e superar as suas dificuldades. Nesse processo de aprendizagem, a mediação pedagógica, mais do que corrigir, funciona como uma orientação para o estudante (re)organizar a sua produção. Para tanto entendemos a necessidade de se construir uma relação pedagógica colaborativa entre professor e aluno, alicerçada na pesquisa e na organização dos procedimentos didáticos adotados em sala de aula. A base teórica está pautada na concepção interacionista da linguagem.

Biografía del autor/a

Doris Regina Mieth Dal Magro, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Professora de Português da rede pública do Estado do Paraná; Mestranda do Mestrado Profissional em Letras - Profletras.
Rita Maria Decarli Bottega, Universidade Estadual do Oeste do Paraná-Unioeste
Professora Doutora em Educação do Mestrado Profissional em Letras na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste); professora do curso de gradução em Letras da Unioeste.

Citas

BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. 6. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2015.

BAKHTIN, Mikhail; VOLOCHINOV, V.N. Marxismo e Filosofia da Linguagem. 16. ed. São Paulo: Hucitec, 2014.

GARCEZ, Lucília H. Carmo. Técnicas de Redação: o que é preciso saber para bem escrever. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

GERALDI, João Wanderley. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro e João editores, 2015.

GERALDI, João Wanderley. Portos de Passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

MARCUSCHI, Luiz Antonio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MENEGASSI, José Renilson; MOTERANI, Natalia Gonçalves. Aspectos linguístico-discursivos na revisão textual-interativa. Trabalho Linguística Aplicada. Campinas, n(52.2): 217-227, jul./dez. 2013.

MORAIS, Artur Gomes de. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 2009.

NEVES et al. Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2011.

RIOLFI, Claudia et al. In: CARVALHO, Anna Maria Pessoa (Coord.). Ensino de Língua Portuguesa. São Paulo: Cengage Learning, 2014.

ROJO, Roxane H. Rodrigues. Letramento e capacidade de leitura para a cidadania. In: FREITAS, Maria Tereza de A.; COSTA, Sérgio Roberto (Org.). Leitura e escrita na formação de professores. Juiz de Fora, MG: Universidade Federal de Juiz de Fora, 2002, p. 1-8.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

ZABALA, Antoni. ARNAU, Laia. Como ensinar e aprender competências. Porto Alegre: Artmed, 2010.

Publicado
2018-04-07